Sumários
A terceira geração modernista: o neorrealismo, o surrealismo e a abstração geométrica
6 Maio 2020, 10:00 • Pedro Lapa
Aula em videoconferência.
Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração.
As exposições dos Independentes do Porto e as Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA.
As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe e de Júlio Pomar
Breve apresentação do surrealismo internacional. A sua receção em Portugal. António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe em 1940. A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948.
Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos . As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny e o acaso.
A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais.
Análise da obra de Fernando Lanhas, Nadir Afonso e Joaquim Rodrigo.O EXAME DE ÉPOCA ESPECIAL DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVA DESTA UC DECORRERÁ NO DIA 3 DE JUNHO ÀS 10:00. O ENUNCIADO SERÁ ENVIADO POR E-MAIL AOS ALUNOS INSCRITOS, QUE DISPORÃO DE 1:30 PARA REALIZAR A PROVA E DEVOLVÊ-LA TAMBÉM POR E-MAIL.
Bibliografia:
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, "A terceira geração modernista", “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011
Almada Negreiros, um trajeto transversal às várias gerações modernistas
4 Maio 2020, 10:00 • Pedro Lapa
Aula lecionada em videoconferência.
O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970.
Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas.
A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
— Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.
A 2ª geração modernista
29 Abril 2020, 10:00 • Pedro Lapa
Aula lecionada em videoconferência.
A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências.
O Salão dos Independentes de 1930. A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo.
Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.
A exposição do Mundo Português de 1940. Os estatuários e a escultura: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Hein Semke.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores", " A segunda geração: os estatuários" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
A escultura da 1ª geração modernista
27 Abril 2020, 10:00 • Pedro Lapa
Aula lecionada em videoconferência
A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.
Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Exercício escrito
22 Abril 2020, 10:00 • Pedro Lapa
Realização de um exercício escrito com consulta e tempo definido sobre os tópicos do programa lecionados desde o início do semestre.