Sumários

A terceira geração modernista: o neorrealismo, o surrealismo e a abstração geométrica

6 Maio 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula em videoconferência.

Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração.

As exposições dos Independentes do Porto e as Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA.    

As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe e de Júlio Pomar 

Breve apresentação do surrealismo internacional. A sua receção em Portugal. António Pedro, António Dacosta e Cândido da Costa Pinto. A exposição na Casa Repe em 1940. A emergência de uma nova geração em 1947. A cisão surrealista na Exposição Geral de Artes Plásticas de 1948.

Análise da obra de Vespeira, Fernando Azevedo, Fernando Lemos . As Ocultações como processo artístico surrealista. A fotografia de Lemos entre a realidade e o onírico. A escultura de Jorge Vieira. Mário Cesariny e o acaso.

A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais.  

Análise da obra de Fernando Lanhas, Nadir Afonso e Joaquim Rodrigo.


O EXAME DE ÉPOCA ESPECIAL DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVA DESTA UC DECORRERÁ NO DIA 3 DE JUNHO ÀS 10:00. O ENUNCIADO SERÁ ENVIADO POR E-MAIL AOS ALUNOS INSCRITOS, QUE DISPORÃO DE 1:30 PARA REALIZAR A PROVA E DEVOLVÊ-LA TAMBÉM POR E-MAIL.


Bibliografia:

José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, "A terceira geração modernista", “António Pedro e António Dacosta”, "O Surrealismo",  in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001

Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX, Pedro Lapa, Emília Tavares (eds). Lisboa: Leya, 2011



Almada Negreiros, um trajeto transversal às várias gerações modernistas

4 Maio 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula lecionada em videoconferência.

O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970. 

Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas.

A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.

 

Bibliografia:

José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009

—   Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983. 


A 2ª geração modernista

29 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula lecionada em videoconferência.

A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências. 

O Salão dos Independentes de 1930. A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo. 

Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.

A exposição do Mundo Português de 1940. Os estatuários e a escultura: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Hein Semke.


Bibliografia:

José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores", " A segunda geração: os estatuários" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009


A escultura da 1ª geração modernista

27 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Aula lecionada em videoconferência

A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.

Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.


Bibliografia: 

José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.



Exercício escrito

22 Abril 2020, 10:00 Pedro Lapa

Realização de um exercício escrito com consulta e tempo definido sobre os tópicos do programa lecionados desde o início do semestre.