Sumários

Apresentação e comentário em aulas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular.

13 Maio 2025, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação e comentário em aulas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular.


Teste escrito de avaliação de conhecimentos.

8 Maio 2025, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Teste escrito de avaliação de conhecimentos.


1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação. Comentário às versões escritas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular. Esclarecimento de dúvidas para o teste.

6 Maio 2025, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação.

Comentário às versões escritas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular.

Esclarecimento de dúvidas para o teste.

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

FERRARI, Simone, Vedutismo. Milão: Skira, 2008

LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice. Londres: Phaidon Press, 1959

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century. New Haven-Londres: Yale University Press, 1994  

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

MYRONE, Martin, MAISONNEUVE, Cécile, (dir.), L’Âge d’Or de la Peinture Anglaise. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2019

PALLUCCHINI, Rudolfo, Francesco Guardi. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien. Paris: Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)

SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria. Madrid: Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003


1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras Breve comentário às versões escritas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular. Indicações para a construção das apresentações orais.

29 Abril 2025, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.5. A pintura

1.5.1. Caracterização genérica

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

Breve comentário às versões escritas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da unidade curricular.

Indicações para a construção das apresentações orais.

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

FERRARI, Simone, Vedutismo. Milão: Skira, 2008

LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice. Londres: Phaidon Press, 1959

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century. New Haven-Londres: Yale University Press, 1994  

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

MYRONE, Martin, MAISONNEUVE, Cécile, (dir.), L’Âge d’Or de la Peinture Anglaise. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2019

PALLUCCHINI, Rudolfo, Francesco Guardi. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien. Paris: Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)

SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria. Madrid: Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003


1.4. A escultura 1.4.1. Caracterização genérica 1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras 1.4.3. Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas.

24 Abril 2025, 09:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.4. A escultura

1.4.1. Caracterização genérica

1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.4.3. Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas

Indicação matéria de estudo essencial para o teste.

BIBLIOGRAFIA

ADAMS, Yvonne, Meissen Figures 1730-1775. The Kaendler Period. Atglen: Shiffer Publishing, 2004 (1ª ed. 2001)

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789.São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972) 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão: Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003

VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo Settecento”, Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dellArte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº 883, Jul.-Ago. 2014