Sumários
1.3. A arquitectura 1.3.1. Caracterização genérica 1.3.2. Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
18 Fevereiro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.3. A arquitectura
1.3.1. Caracterização genérica
1.3.2.
Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum
barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
BIBLIOGRAFIA
AVERY,
Charles, Bernini Genius of the Baroque: Londres; Thames & Hudson,
1997
BLUNT, Anthony, Vita e Opera
del Borromimi,.Roma-Bari: Laterza, 1983
BORSI, Franco, Bernini.
Madrid: Ed. Akal,
1998
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN
TURINA, José M., El Barroco. Madrid: Ed. Istmo, 1989
PATETTA, Luciano, Historia
de la Arquitectura, Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997
PORTOGHESI, Paolo, Roma
Barocca, 4ª ed. Roma-Bari: Laterza, 1988
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco
e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
1.2. Arte e Igreja no barroco
13 Fevereiro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.2. Arte e Igreja no barroco
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco. Milão: Feltrinelli, 1986
FERREIRA-ALVES,
Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, Theologica,
2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995
GATTI, Vincenzo, Liturgia
e Arte. I
Luoghi della Celebrazione. Bolonha: EDB, 2001
PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama, Documentos.
Madrid: La Editorial Católica, 1965
RIGHETTI, Mario, Historia de la Liturgia, Vol. I. Madrid: La
Editorial Católica, 1955
Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação. Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.
11 Fevereiro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação: objectivos e competências,
metodologia, programa e bibliografia, avaliação.
Informação detalhada quanto aos elementos e
respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.
I. O BARROCO
1.1. O
conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte
Total nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa:
Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)
ARGAN, Giulio Carlo, Immagine
e Persuasione: Saggi sul Barocco. Milão: Feltrinelli, 1986
CAMEROTA, Filippo,
(coord.), La Città del Sole. Arte barocca e pensiero scientifico nella Roma
di Urbano VIII. Livorno: Sillabe, 2023
CARERI, Giovanni, Voli
d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini. Roma-Bari:
Laterza, 1991
PEREIRA, José Fernandes, “Barroco”, in J. F.
PEREIRA (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa:
Editorial Presença, 1989
Indicação dos temas de trabalho: 11 de Março
Ponto de situação quanto ao andamento dos trabalhos: 3 de Abril
Entrega dos trabalhos: 22 de Abril
Indicação da matéria para o teste: 24 de Abril
Breve comentário às versões escritas dos trabalhos: 29 de Abril
Breves indicações para a construção das apresentações orais (se necessário) : 29 de Abril
Esclarecimento de dúvidas para o teste: 6 de Maio
Teste: 8 de Maio
Início das apresentações orais: 13 de Maio
I.
OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Tendo
como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter
teórico e histórico no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade
curricular de Arte do Barroco e Rococó,
propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências
1. Competências instrumentais:
habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias,
conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação
oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista
à resolução de problemas.
2. Competências interpessoais:
realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para
comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e
multiculturalidade, compromisso ético.
3. Competências sistémicas:
aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação,
capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras
culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.
II.
METODOLOGIA
As
sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com
actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a
monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e /
ou colóquios, etc.
III.
AVALIAÇÃO
A
avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1
trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado
oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de
recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua
materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do
ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de
perspectivas e abordagens.
O teste contribui para 50% da avaliação e o
trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão
escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de
ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.
IV.
SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.
O
conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total
2.
Arte e
Igreja no barroco
3.
A
arquitectura
3.1.
Caracterização genérica
3.2.
Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras)
3.3.
A arquitectura civil e a evolução do espaço
residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
3.4.
A vivência do espaço da arquitectura civil: o
aparato da mesa barroca
4.
A
escultura
4.1.
Caracterização genérica
4.2.
A relação da escultura com as outras artes no
barroco
4.3.
Principais tipologias morfológico-funcionais,
temáticas, artistas e obras
5.
A
pintura
5.1.
Caracterização genérica
5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais,
temáticas, artistas e obras
6.
A festa barroca: a importância da arte
efémera no barroco
II.
O
ROCOCÓ
1.
O conceito de rococó: fortuna crítica
2.
Rococó:
uma arte de corte
3.
A
arquitectura
3.1.
Caracterização genérica
3.2.
Arquitectura religiosa: principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras
3.3.
A arquitectura civil: principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras
4.
A
escultura
4.1.
Caracterização genérica
4.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais,
temáticas, artistas e obras
4.3.
Uma questão de escala: a escultura rococó e as
artes decorativas
5.
A
pintura
5.1.
Caracterização genérica
5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais,
temáticas, artistas e obras.
V. BIBLIOGRAFIA
GERAL
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire
des Symboles. Pari: Robert Laffont – Jupiter, 1992
(1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico
dei Simboli. Milão: RCS Libri, 2000
FERGUSON, George, Signs and
Symbols in Christian Art. Nova Iorque: Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at
Sculpture. Nova
Iorque: Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et
Matériaux des Arts. Paris : Hazan, 2005
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão:
Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1990
PINHO, Elsa Garrett,
FREITAS, Inês da Cunha, Normas de
Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa:
Instituto Português de Museus, 1999 (pdf integral disponível on-line)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes.
Lisboa: Editorial Presença, 1985
WITTKOWER,
Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins
Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo:
Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)
ESPECÍFICA
TEMA I, 1.1.,
1.2.
AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Instituto
Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)
ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca. Roma: Newton Compton, 1989
ARGAN, Giulio
Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul
Barocco. Milão: Feltrinelli, 1986
CAMEROTA, Filippo, (coord.), La Città del Sole. Arte barocca e pensiero
scientifico nella Roma di Urbano VIII, Livorno: Sillabe, 2023
CARERI, Giovanni, Voli d’Amore.
Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini. Roma-Bari:
Laterza, 1991
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José
Miguel, El Barroco. Madrid: Ediciones
Istmo, 1989
FERREIRA-ALVES, Natália
Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1,
1995
(https://doi.org/10.34632/theologica.1995.11521
)
GATTI, Vincenzo, Liturgia e Arte. I Luoghi della Celebrazione.
Bolonha: EDB, 2001
ORS, Eugenio d’, Du Baroque. Paris : Gallimard,
1968
PEREIRA, José
Fernandes, “Barroco”, in José Fernandes PEREIRA, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença,
1989
PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama, Documentos.
Madrid: La Editorial Católica, 1965
RIGHETTI, Mario, Historia de la
Liturgia, Vol. I. Madrid: La Editorial Católica, 1955
VALE, Teresa Leonor M.,
“Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do
Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria,
Vol. 157, Nov. 2003
VALE, Teresa Leonor M.,
“A Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de
modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico
Ludovice”, Artis - Revista do Instituto
de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 7-8 (2009)
VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento
italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona”, Arte Cristiana. Rivista
Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº
868, Jan.-Fev. 2012
VALE, Teresa Leonor M.,“Un’acquasantiera argentea genovese in Portogallo.
Percorsi trasversali di moduli barocchi”, Arte Cristiana. Rivista
Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 99, Nº
865, Jul.-Ago. 2011
TEMA I, 1.3.
AYNSLEY. Jeremy, GRANT. Charlotte, (coord.), Imagined
Interiors. Representing the Domestic Interiors since the Renaissance. Londres: Victoria & Albert Museum, 2010 (1ª ed. 2006)
ARGAN, Giulio
Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton
Compton, 1989
ARIÈS, Philippe, DUBY, Georges, (dir.), História
da Vida Privada. Porto: Ed. Afrontamento, 1990
AVERY,
Charles, FINN, David, Bernini Genius of
the Baroque. Londres: Thames & Hudson, 1997
BABELON,
Jean-Pierre, (coord.), Versailles et les tables royales en Europe:
XVIIe-XVIIIe siècles. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1993
BATTIE,
David, (dir.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Porcelain. Londres:
Conran Octopus, 1994
BERNARDINI, Maria
Grazi, BUSSAGLI, Mario, (coord.), Barocco
a Roma. La meraviglia delle arti. Milão: Skira, 2015
BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi. Roma-Bari:
Laterza, 1983
BORSI, Franco, Bernini. Madrid: Ed. Akal, 1998
CHECA CREMADES,
Fernando, MORÁN TURINA, José M., El
Barroco. Madrid: Ediciones Istmo, 1989
FEIGENBAUM,
Gail, (coord.), Display of Art in the Roman Palace 1550-1750. Los
Angeles: The Getty Research Institute, 2014
GODINHO, Isabel Silveira, (coord.), A
Baixela de Sua Majestade Fidelíssima. Lisboa: Instituto Português do
Património Arquitectónico, 2002
GRISERI, Angela, Ourivesaria Barroca.
Lisboa: Editorial Presença, 1989
HARTER,
Katrin, MUTSCHLECHNER, Martin, SCHMIDT-MESSNER, Birgit, Treasures of the
Imperial Table. Viena:
Schloss Schönbrunn Kultur, 2023
HONOUR,
Hugh, NORTH, A. R. E., Gli Argenti. Inghilterra
e Altri Paesi Europei. Milão: Fabbri Editori,
1981
LOGU, Giuseppe de, L’ Architettura Italiana del Seicento e del
Settecento. Bari: Dedalo Libri, 1980
MAGNANI, Lauro
(coord), Collezionismo e Spazi del Collezionismo. Roma: Gangemi Editore,
2013
MAURIÈS,
Patrick, Cabinets of Curiosities. Londres: Thames & Hudson, 2002
MEDLAM,
Sarah, MILLER, Lesley Ellis, (dir.), Princely Treasures. European
Masterpieces 1600-1800 from the Victoria & Albert Museum. Londres:
V&A Publishing, 2011
MERLOTTI, Andrea,
GHISOTTI, Silvia, GORIA, Clara, (coord.), Sovrani a Tavola. Pranzi imbanditi
nelle corti italiane. Milão: Silvana Editoriale,2023
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King,
1999
MOSCO, Marilena,
CASAZZA, Ornella, Il Museo degli Argenti. Collezioni e Collezzionisti. Florença:
Giunti, 2007
OREY, Leonor d’, A Baixela da Coroa
Portuguesa. Lisboa: Edições Inapa, 1990
OREY, Leonor d’, PENALVA, Luísa, (coord.), Actas
do Simpósio Internacional Mesas Reais Europeias. Lisboa: Instituto
Português de Museus, 1996
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura, Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997
PORTOGHESI, Paolo, Roma Barocca, 4ª ed. Roma-Bari. Laterza,
1988 (1ª edição 1968)
SCHLEGEL.
Konrad, Kunsthistorisches Museum Vienna- The Kunstkammer. Viena: C.H.
Beck, 2013
SCHINO, June Di, Arte
Dolciaria Barocca. I segretti del credenziere di Alessandro VII. Intorno a un
manoscritto inedito,
Roma, Gangemi Editore, 2016
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Pratas
Portuguesas em Colecções Particulares: Séc. XV ao Séc. XX. Porto: Livraria
Civilização Editora, 1998
SOUSA, Gonçalo de
Vasconcelos e, Artes da Mesa em Portugal. Porto: Livraria Civilização
Editora, 2005
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2
vols.)
TRUMAN,
Charles, Sotheby’s Concise Encyclopedia of Silver. Londres: Conran
Octopus, 1996
WALKER,
Stephanie, HAMMOND, Frederick, (coord.), Life and the Arts in the Baroque
Palaces of Rome. Ambiente Barocco. Nova Iorque-New Haven-Londres: The Bard
Graduate Center for Studies in the Decorative Arts-Yale University Press, 1999
WILLES,
Margaret, Historic Interiors. Londres: The National Trust, 1990
WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed. Londres: Penguin
Books, 1973 (1ª ed. 1958)
TEMA I, 1.4.
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado
na Escultura Espanhola (1500-1750). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga,
2011
AVERY,
Charles, FINN, David, Bernini Genius of
the Baroque. Londres: Thames & Hudson, 1997
BACCHI, Andrea, COLIVA, Anna, (coord.), Bernini. Milão: Officina Libraria,
2017
BACCHI, Andrea,
NOVA, Alessandro, SIMONATO, Lucia, (coord.), Gli allievi di Algardi. Milão: Officina Libraria, 2019
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au
Musée du Louvre. Gorle-Bergamo : Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian Baroque
Sculpture. Londres : Thames & Hudson, 1998
COLIVA, Anna, SCHÜTZE, Sebastian, (coord.), Bernini
Scultore. La nascita del barocco in Casa Borghese. Roma: De Luca Edizioni,
1998
ENGGASS, Robert, Early
Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue. Londres-Pennsylvania:
University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976
GILA MEDINA, Lázaro, Pedro
de Mena Escultor 1628-1688. Madrid: Editorial Arco,
2007
MARTIN GONZALEZ, Juan José, Escultura
Barroca en España 1600-1770, 2ª ed. Madrid: Ed. Catedra,
1991
MONTAGU, Jennifer, Alessandro
Algardi. New Haven: Yale University Press, 1985
MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver
and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque. New Haven-Londres_ Yale
University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman
Baroque Sculpture. The Industry of Art. New Haven-Londres: Yale
University Press, 1989
NAVA CELLINI,
Antonia, La Scultura del Settecento,
2ª ed. Milão: Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
PENNY, Nicholas, The Materials of Sculpture.
New Haven-Londres: Yale University Press, 1993
RICH, Jack C., The Materials and Methods of
Sculpture. Nova
Iorque: Dover Publications, 1974 (1ª ed. 1947)
VALE,
Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do
Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo
e d’argento: sculture del Settecento italiano nella magnifica Patriarcale di
Lisbona”, Arte Cristiana. Rivista
Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº
868, Jan.-Fev. 2012
VALE,
Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de
Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002
VALE,
Teresa Leonor M., Escultura Barroca
Italiana em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor
M., Scultura Barocca Italiana in
Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti. Roma: Gangemi Editore, 2010
WITTKOWER, Rudolph, Art
and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed. Londres:
Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER,
Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman
Baroque. Londres:
Phaidon, 1997 (1ª ed. 1955)
TEMA I, 1.5.
AAVV,
Baroque. Colónia: Konemann, 1998
BARBER,
Thabita, (coord.), British Baroque: Power & Illusion. Londres: Tate
Publishing, 2019
BERTAND DORLÉAC,
Laurence, (coord.), Les Choses. Une histoire de la nature-morte,
(catálogo de exposição). Paris: Musée du Louvre-Lienart, 2022
BURCHARD, Wolf, The
Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV. Londres: Paul
Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José
Miguel, El Barroco. Madrid: Ediciones
Istmo, 1989
CHERRY, Peter, Arte
y Naturaleza. El bodegõn español en el Siglo de Oro. Madrid: Ediciones Doce
Calles, 1999
DORLÉAC, Laurence
Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte. Paris:
Louvre Éditions-Lienart, 2022
HASKEL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in
Baroque Italy. New Haven-Londres: Yale
University Press, 1980
MARTIN,
John Rupert, Baroque, 2ª ed. Londres:
Pelican Books, 1989
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and
Culture. Londres: Laurence King, 1999
PRATER, Andreas, BAUER,
Hermann, A Pintura do Barroco.
Colónia: B. Taschen, 1997
SCHNEIDER, Norbert, Naturezas Mortas.
Colónia: Taschen, 1999
SEBASTIAN,
Santiago, Contrarreforma y Barroco.
Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid:
Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2
vols.)
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura. De Giotto a
Chagall. Lisboa: Estúdios Cor, 1968
WITTKOWER,
Rudolph, Art and Architecture in Italy
1600 - 1750, 3ª ed. Londres: Penguin Books,
1973 (1ª ed. 1958)
ZUFFI, Stefano,
CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca.
Milão: Electa-Sociedad Editorial Electa España, 1999
TEMA I, 1.6.
ARIZZOLI-CLÉMENTEL,
Pierre, BALLESTERO, Pascale Gorguet, (dir.), Fastes de Cour et Céremonies
Royales. Le Costume de Cour en Europe 1650-1800. Paris: Réunion des Musées
Nationaux, 2009
ARNALDI DI BALME,
Clelia, VARALLO, Franca, (coord.), Feste Barocche. Cerimonie e spettacoli
alla corte dei Savoia tra Cinque e Settecento. Milão: Silvana Editoriale,
2009
BAENA GALLÉ, José
Manuel, Exequias Reales en la Catedral de Sevilla durante el Siglo XVII.
Sevilha:
Diputación Provincial de Sevilla, 1992
BEBIANO, Rui, D. João V Poder e Espectáculo.
Aveiro: Livraria Estante Editora, 1987
BERNARDINI, Maria
Grazia, BUSSAGLI, Marco, (coord.), Barocco a Roma. Meraviglia delle arti. Roma-Milão:
Fondazione Roma-Skira, 2015
BONET CORREA,
Antonio, Fiesta, poder y arquitectura. Aproximaciones al barroco español.
Madrid: Akal, 1990
BORGES, Nelson Correia, A Arte nas Festas do
Casamento de D. Pedro II. Porto: Paisagem Editora, s.d.
DE LA FLOR, Fernando, GALINDO BLASCO, Esther, Politica
y Fiesta en el Barroco, 2ª ed. Salamanca: Ediciones
Universidad de Salamanca, 1997 (1ª ed. 1994)
DELL’ARCO, Maurizio
Fagiolo, La Festa Barocca. Roma: Edizioni De Luca,
1997
MENDONÇA, Isabel Mayer Godinho, Os últimos
Faustos do Antigo Regime. Lisboa: Chaves Ferreira, 2005
PEREIRA, João Castel-Branco (coord.), Arte
Efémera em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian, 2000
ROUILLARD,
Philippe, Le feste cristiane in Occidente. Brescia: Editrice Queriniana,
2007
SIMARI, Maria
Matilde, GRIFFO, Alessandra, (dir.), Il Carro d’oro di Johann Paul Schor. L’effimero splendore
dei carnevali barocchi. Florença: Sillabe, 2019
TEDIM, José Manuel, A Festa Régia no Tempo
de D. João V. Poder, Espectáculo, Arte Efémera, (Dissertação de
Doutoramento em História da Arte apresentada à Universidade Portucalense
Infante D. Henrique), Porto, 1999 (2 vols., texto policopiado)
TEDIM, José Manuel, “A festa e a cidade no
Portugal barroco”, in AAVV, Actas do II Congresso Internacional do Barroco.
Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003, pp. 317-323
TOZZI, Simonetta, Incisione
barocche di feste e avvenimenti. Giorni di Allegrezza. Roma: Gangemi
Editore, 2001
VALE,
Teresa Leonor M., “Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from
a Portuguese priest, 1721-23”, The Burlington Magazine, Vol. CLX,
Nº 1382, Mai. 2018, pp. 387-393.
VALE, Teresa Leonor M., FERREIRA, Sílvia,
FERREIRA, Maria João, (coord.), Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e
Civis na Cidade Medieval e Moderna. Colóquio de História e de História da Arte.
Actas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2010
VISCEGLIA, Maria
Antonieta, La città rituale. Roma e le sue ceremonie in età moderna. Roma: Viella, 2010
XAVIER, Ângela Barreto, CARDIM, Pedro, Festas
que se Fizeram pelo Casamento do Rei D. Afonso VI. Lisboa: Quetzal, 1996
TEMA II, 1.1., 1.2.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó.
Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence
King, 1999
TEMA II, 1.3.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames &
Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento. Novara:
Istituto Geografico De Agostini, 1984
MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi. Colónia: Benedikt Taschen, 1998
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King,
1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri
Editori, 1966
SANTUCCI, Giovanni,
“to give a lively idea of the Italian gusto”, Collezionismo di disegni e
stampe e gusto decorativo barocco nell’Inghilterra degli ultimi Stuart.
Turim: Fondazione 1563 per l’Arte e la Cultura della Compagnia di San Paolo,
2019
SCOTT, Katie, The Rococo Interior. New Haven-Londres:
Yale University Press, 1995
SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century. Londres: Thames &
Hudson, 1994
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim:
Feieraben Verlag, 2003
TEMA II, 1.4.
ADAMS, Yvonne, Meissen Figures 1730-1775.
The Kaendler Period. Atglen: Shiffer Publishing, 2004 (1ª ed. 2001)
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames &
Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
DESMAS, Anne-Lise,
KOPP, Edouard, Bouchardon: Royal Artist of the Enlightenment. Los Angeles: J. Paul Getty Museum Publications, 2017
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres:
Laurence King, 1999
NAVA CELLINI,
Antonia, La Scultura del Settecento,
2ª ed. Milão: Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri
Editori, 1966
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo
Settecento”, Arte Cristiana. Rivista
Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº
883, Jul.-Ago. 2014
TEMA II, 1.5.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames &
Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
DORLÉAC, Laurence
Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte. Paris:
Louvre Éditions-Lienart, 2022
EINBERG,
Elizabeth, JONES, Rica, Manners & Morals. Hogarth and British painting
1700-1760. Londres: The Tate Gallery, 1987
FERRARI, Simone, Vedutismo.
Milão: Skira, 2008
LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice. Londres:
Phaidon Press, 1959
LEVEY, Michael, Pintura e
Escultura na França 1700-1789. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998
(1ª ed. 1972)
MARTINEAU,
Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The
Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century. New Haven-Londres: Yale
University Press, 1994
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King,
1999
PALLUCCHINI,
Rudolfo, Francesco Guardi. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri
Editori, 1966
PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien.
Paris: Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)
SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria. Madrid: Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003