1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

5 Abril 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.5. A pintura

1.5.1. Caracterização genérica

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas,

artistas e obras

Esclarecimento de dúvidas para o teste.

Indicações para a construção das apresentações orais.

Breve comentário às versões escritas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.

 

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

FERRARI, Simone, Vedutismo, Milão, Skira, 2008

LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice, Londres, Phaidon Press, 1959 

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972) 

MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century, (catálogo da exposição), New Haven-Londres, Yale University Press, 1994  

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999 

PALLUCCHINI, Rudolfo, Francesco Guardi, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1965

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966

PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien, Paris, Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)

SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria, (catálogo da exposição), Madrid, Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003