1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
5 Abril 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5. A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas,
artistas e obras
Esclarecimento de dúvidas para o teste.
Indicações para a construção das apresentações
orais.
Breve comentário às versões
escritas dos trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.
BIBLIOGRAFIA
BAZIN, Germain, Barroco y
Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª
ed. 1964)
FERRARI, Simone, Vedutismo,
Milão, Skira, 2008
LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice, Londres,
Phaidon Press, 1959
LEVEY, Michael, Pintura e
Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998
(1ª ed. 1972)
MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art
in the Eighteenth Century, (catálogo da exposição), New Haven-Londres, Yale
University Press, 1994
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture,
Londres, Laurence King, 1999
PALLUCCHINI, Rudolfo, Francesco Guardi, Lisboa, Fundação Calouste
Gulbenkian, 1965
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien, Paris, Flammarion, 1992 (1ª ed.
1989)
SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia
Imaginaria, (catálogo da exposição), Madrid, Fundación Colección
Thyssen-Bornemisza, 2001
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag,
2003