Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
25 Janeiro 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.1.
O conceito de barroco: fortuna crítica;
contexto histórico; a obra de arte total
1.2.
Arte e Igreja no barroco
1.3.
A arquitectura
1.3.1.
Caracterização
genérica
1.3.2.
Arquitectura
religiosa: o theatrum sacrum barroco
(principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.3.3.
A
arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.4.
A escultura
1.4.1.
Caracterização
genérica
1.4.2.
A
relação da escultura com as outras artes no barroco
1.4.3.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.5.
A pintura
1.5.1.
Caracterização
genérica
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
II.
O ROCOCÓ
1.1.
O
conceito de rococó: fortuna crítica
1.2.
Rococó: uma arte de corte
1.3.
A arquitectura
1.3.1.
Caracterização
genérica
1.3.2.
Arquitectura
religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
1.3.3.
A
arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e
obras
1.4.
A escultura
1.4.1.
Caracterização
genérica
1.4.2.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.4.3.
Uma
questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas
1.5.
A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
METODOLOGIA
As sessões lectivas, de
carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades
extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos,
museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou
colóquios, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á
através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação
(entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento
procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de
diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de
contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade
para a diversidade de perspectivas e abordagens.
O
teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente,
preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda
tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a
participação, etc.
DATAS IMPORTANTES
• Indicação dos temas de trabalho: 22 de
Fevereiro
•
Ponto de situação quanto ao andamento dos
trabalhos: 22 de Março
•
Indicação da matéria para o teste: 24
de Março
•
Entrega dos trabalhos: 31 de Março
•
Esclarecimento de dúvidas para o teste:
5 de Abril
•
Breves indicações para a construção das
apresentações orais: 5 de Abril
• Teste: 7 de Abril
Início das apresentações orais: 21 de Abril.