Sumários

I. O Barroco; A festa barroca: a importância da arte efémera no barroco.

21 Março 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I. O Barroco

A festa barroca: a importância da arte efémera no barroco.

 

BIBLIOGRAFIA

ARIZZOLI-CLÉMENTEL, Pierre, BALLESTERO, Pascale Gorguet, (dir.), Fastes de Cour et Céremonies Royales. Le Costume de Cour en Europe 1650-1800, Paris, Réunion des Musées Nationaux, 2009

BONET CORREA, Antonio, Fiesta, poder y arquitectura. Aproximaciones al barroco español, Madrid, Akal, 1990

DELL’ARCO, Maurizio Fagiolo, La Festa Barocca (col. Corpus delle Feste a Roma, 1), Roma, Edizioni De Luca, 1997

DELORME, Philippe, Fêtes et Cérémonies à Versailles, Versalhes, Château de Versailles- Editions Soteca, 2020

PEREIRA, João Castel-Branco (coord.), Arte Efémera em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000

TEDIM, José Manuel, A Festa Régia no Tempo de D. João V. Poder, Espectáculo, Arte Efémera, (Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Universidade Portucalense Infante D. Henrique), Porto, 1999 (2 vols., texto policopiado)

VALE, Teresa Leonor M., “Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from a Portuguese priest, 1721-23”, in The Burlington Magazine, Vol. CLX, Nº 1382, Mai. 2018, pp. 387-393.

VALE, Teresa Leonor M., FERREIRA, Sílvia, FERREIRA, Maria João, (coord.), Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna. Colóquio de História e de História da Arte. Actas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010

VISCEGLIA, Maria Antonieta, La città rituale. Roma e le sue ceremonie in età moderna, Roma, Viella, 2010

I. O Barroco 1.5. A pintura 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália) 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha) – continuação.

16 Março 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I. O Barroco

1.5. A pintura

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha) – continuação.

 

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.) 

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999

I. O Barroco 1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália) 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha) A sessão lectiva contou com a participação do Professor Enrique Muñoz Nieto, da Universidade de Sevilha, especialista em pintura do barroco sevilhano.

14 Março 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I. O Barroco

1.5. A pintura

1.5.1. Caracterização genérica

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha)

A sessão lectiva contou com a participação do Professor Enrique Muñoz Nieto, da Universidade de Sevilha, especialista em pintura do barroco sevilhano.

 

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.) 

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999

Falta

9 Março 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Falta

I. O Barroco 1.4. A escultura 1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (o séc. XVIII)

7 Março 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I. O Barroco

1.4. A escultura

1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (o séc. XVIII)

 

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011

AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova, Milão, Electa, 1995

BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888

CELLINI, Antonia Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976

MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991

MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

MONTAGU, Jennifer, The Aesthetics of Roman Eighteenth Century Sculpture. ‘Late baroque’, ‘Barochetto’ and ‘A Discrete Art Historical Period’?, Groningen, University of Groningen, 2001

WITTKOWER, Rudolf, Arte e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)