Sumários
I. O Barroco; A festa barroca: a importância da arte efémera no barroco.
21 Março 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. O Barroco
A festa barroca: a importância da arte efémera
no barroco.
BIBLIOGRAFIA
ARIZZOLI-CLÉMENTEL,
Pierre, BALLESTERO, Pascale Gorguet, (dir.), Fastes de Cour et Céremonies
Royales. Le Costume de Cour en Europe 1650-1800, Paris, Réunion des Musées
Nationaux, 2009
BONET CORREA, Antonio, Fiesta,
poder y arquitectura. Aproximaciones al barroco español, Madrid, Akal, 1990
DELL’ARCO, Maurizio
Fagiolo, La Festa Barocca (col. Corpus delle Feste a Roma, 1), Roma,
Edizioni De Luca, 1997
DELORME, Philippe, Fêtes
et Cérémonies à Versailles, Versalhes, Château de Versailles- Editions
Soteca, 2020
PEREIRA, João Castel-Branco (coord.), Arte
Efémera em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
TEDIM, José Manuel, A Festa Régia no Tempo
de D. João V. Poder, Espectáculo, Arte Efémera, (Dissertação de
Doutoramento em História da Arte apresentada à Universidade Portucalense Infante
D. Henrique), Porto, 1999 (2 vols., texto policopiado)
VALE, Teresa Leonor
M., “Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from a Portuguese
priest, 1721-23”, in The Burlington Magazine, Vol. CLX, Nº 1382,
Mai. 2018, pp. 387-393.
VALE, Teresa Leonor M., FERREIRA, Sílvia,
FERREIRA, Maria João, (coord.), Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e
Civis na Cidade Medieval e Moderna. Colóquio de História e de História da Arte.
Actas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010
VISCEGLIA, Maria
Antonieta, La città rituale. Roma e le sue ceremonie in età moderna,
Roma, Viella, 2010
I. O Barroco 1.5. A pintura 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália) 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha) – continuação.
16 Março 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
O Barroco
1.5. A pintura
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)
1.5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
(França, Holanda, Espanha) – continuação.
BIBLIOGRAFIA
AAVV,
Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le
Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El
Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la
Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed.
1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres,
Pelican Books, 1989
PRATER,
Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco.
Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza
Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª
ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11),
Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
ZUFFI,
Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa –
Sociedad Editorial Electa España, 1999
I. O Barroco 1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália) 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha) A sessão lectiva contou com a participação do Professor Enrique Muñoz Nieto, da Universidade de Sevilha, especialista em pintura do barroco sevilhano.
14 Março 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
O Barroco
1.5. A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)
1.5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
(França, Holanda, Espanha)
A sessão lectiva contou com a
participação do Professor Enrique Muñoz Nieto, da Universidade de Sevilha,
especialista em pintura do barroco sevilhano.
BIBLIOGRAFIA
AAVV,
Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le
Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El
Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la
Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed.
1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres,
Pelican Books, 1989
PRATER,
Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco.
Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma,
21), Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª
ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11),
Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
ZUFFI,
Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa –
Sociedad Editorial Electa España, 1999
I. O Barroco 1.4. A escultura 1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (o séc. XVIII)
7 Março 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
O Barroco
1.4. A escultura
1.4.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (o
séc. XVIII)
BIBLIOGRAFIA
AAVV,
Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750),
(Catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista
francese e la cultura barocca a Genova, Milão, Electa, 1995
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle
au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER,
Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888
CELLINI, Antonia Nava, La Scultura del Settecento,
2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture
in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park
and London-The Pennsylvania State University Press, 1976
MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en
España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991
MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal
Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press,
1996
MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University
Press, 1989
MONTAGU, Jennifer, The Aesthetics of Roman
Eighteenth Century Sculpture. ‘Late baroque’, ‘Barochetto’ and ‘A Discrete Art
Historical Period’?, Groningen, University of Groningen, 2001
WITTKOWER, Rudolf, Arte e Architettura in Italia
1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)