Sumários
Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
24 Janeiro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação:
programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
Datas
importantes:
• Indicação
dos temas de trabalho: 23 de Fevereiro
• Ponto
de situação quanto ao andamento dos trabalhos: 16 de Março
• Entrega
dos trabalhos: 28 de Março
• Indicação
da matéria para o teste: 28 de Março
• Esclarecimento
de dúvidas para o teste: 11 de Abril
• Breves
indicações para a construção das apresentações orais e breve comentário às
versões escritas dos trabalhos: 11 de Abril
• Teste: 13
de Abril
• Início
das apresentações orais: 18 de Abril
1. OBJECTIVOS
E COMPETÊNCIAS
Tendo como objectivo
proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico
no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó, propõe-se
contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências
1.
Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de
compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e
sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes,
desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.
2.
Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em
equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras
áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso
ético.
3.
Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática,
capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias
(criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e
empreendimento.
2. METODOLOGIA
As sessões lectivas, de
carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades
extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos,
museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou
colóquios, etc.
3.
AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á
através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação
(entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento
procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de
diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de
contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade
para a diversidade de perspectivas e abordagens.
O
teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente,
preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda
tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a
participação, etc.
4.
SÍNTESE
DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.1.
O conceito de barroco: fortuna crítica;
contexto histórico; a obra de arte total
1.2.
Arte e Igreja no barroco
1.3.
A arquitectura
1.3.1.
Caracterização
genérica
1.3.2.
Arquitectura
religiosa: o theatrum sacrum barroco
(principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.3.3.
A
arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.4.
A escultura
1.4.1.
Caracterização
genérica
1.4.2.
A
relação da escultura com as outras artes no barroco
1.4.3.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.5.
A pintura
1.5.1.
Caracterização
genérica
1.5.2.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
II.
O ROCOCÓ
1.1.
O
conceito de rococó: fortuna crítica
1.2.
Rococó: uma arte de corte
1.3.
A arquitectura
1.3.1.
Caracterização
genérica
1.3.2.
Arquitectura
religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
1.3.3.
A
arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e
obras
1.4.
A escultura
1.4.1.
Caracterização
genérica
1.4.2.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.4.3.
Uma
questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas
1.5.
A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
5.
BIBLIOGRAFIA
GERAL
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992
(1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario
Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000
FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova
Iorque, Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers,
1989
FUGA, Antonella, Techniques
et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão,
Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte,
Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PINHO,
Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas
de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa,
Instituto Português de Museus, 1999
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de
Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
WITTKOWER,
Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins
Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)
ZEVI,
Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São
Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)
ESPECÍFICA
TEMA I, 1.1., 1.2.
AAVV,
Struggle for Synthesis. A Obra de Arte
Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património
Arquitectónico, 1999 (2 vols.)
ARGAN, Giulio
Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton
Compton, 1989
ARGAN, Giulio Carlo,
Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco,
Milão, Feltrinelli, 1986
CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e
Scultura nel “Bel Composto” di Bernini, Roma- Bari, Laterza, 1991
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA,
José Miguel, El Barroco, Madrid,
Ediciones Istmo, 1989
FERREIRA-ALVES,
Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da
Mensagem”, in Theologica, 2ª Série,
Vol. 30, Fasc. 1, 1995
GATTI, Vincenzo, Liturgia e Arte. I Luoghi della
Celebrazione, Bolonha, EDB, 2001
ORS, Eugenio d’, Du Baroque, Paris, Gallimard, 1968
PEREIRA,
José Fernandes, “Barroco”, in José Fernandes PEREIRA, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal,
Lisboa, Editorial Presença, 1989
PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama,
Documentos, Madrid, La Editorial Católica, 1965
RIGHETTI, Mario, Historia
de la Liturgia, Vol. I, Madrid, La Editorial Católica, 1955
SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord.), Baroque 1620-1800: Style in the Age of
Magnificence, (catálogo da exposição), Londres, Victoria & Albert
Museum, 2009
VALE,
Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem
Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003
VALE,
Teresa Leonor M., “A Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de
Lisboa e a eleição de modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de
João Frederico Ludovice”, Artis - Revista
do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 7-8
(2009)
TEMA I, 1.3.
ARGAN, Giulio
Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton
Compton, 1989
AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997
BERNARDINI, Maria
Grazi, BUSSAGLI, Mario, (coord.), Barocco
a Roma. La meraviglia delle arti, Milão, Skira, 2015
BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi, Roma-Bari,
Laterza, 1983
BORSI, Franco, Bernini,
Madrid, Ed. Akal, 1998
CHECA CREMADES,
Fernando, MORÁN TURINA, José M., El
Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
LOGU, Giuseppe de, L’ Architettura Italiana del Seicento e del
Settecento, Bari, Dedalo Libri, 1980
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King,
1999
PATETTA, Luciano, Historia
de la Arquitectura, Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
PORTOGHESI, Paolo, Roma
Barocca, 4ª ed., Roma-Bari, Laterza, 1988 (1ª edição 1968)
TAPIÉ,
Victor-Lucien, Barroco e Classicismo,
2ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
WALKER, Stephanie, HAMMOND, Frederick, (coord.), Life
and the Arts in the Baroque Palaces of Rome. Ambiente Barocco, Nova
Iorque-New Haven-Londres, The Bard Graduate Center for Studies in the
Decorative Arts-Yale University Press, 1999
WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750,
3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)
TEMA I, 1.4.
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura
Espanhola (1500-1750),
(catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres,
Thames & Hudson, 1997
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre,
Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian
Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1998
COLIVA,
Anna, SCHÜTZE, Sebastian, (coord.), Bernini Scultore. La nascita del barocco
in Casa Borghese, (catálogo exposição Galleria Borghese 1998), Roma, De
Luca Edizioni, 1998
ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome.
An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and
London-The Pennsylvania State University Press, 1976
MARTIN GONZALEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra,
1991
MONTAGU, Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale
University Press, 1985
MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of
the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The
Industry of Art, New
Haven-Londres, Yale University Press, 1989
NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed.
1982)
PENNY, Nicholas, The Materials
of Sculpture, New Haven-Londres, Yale University Press, 1993
RICH, Jack C., The Materials and
Methods of Sculpture, Nova Iorque, Dover Publications, 1974 (1ª ed. 1947)
VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na
Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios
Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento italiano nella magnifica
Patriarcale di Lisbona”, in Arte
Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche,
Milão, Ano 100, Nº 868, Jan.-Fev. 2012
VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa,
Livros Horizonte, 2002
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal,
Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor
M., Scultura Barocca Italiana in
Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 2010
WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750,
3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER,
Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman
Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª ed. 1955)
TEMA I, 1.5.
AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BARBER,
Thabita, (coord.), British Baroque: Power & Illusion, Londres, Tate
Publishing, 2019
BURCHARD, Wolf, The
Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul
Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES,
Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El
Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
DORLÉAC, Laurence
Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte, Paris,
Louvre Éditions-Lienart, 2022
HASKEL,
Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, New
Havel-Londres, Yale University Press, 1980
MARTIN,
John Rupert, Baroque, 2ª ed.,
Londres, Pelican Books, 1989
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and
Culture, Londres, Laurence King, 1999
PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B.
Taschen, 1997
SEBASTIAN,
Santiago, Contrarreforma y Barroco.
Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col.
Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988
(2 vols.)
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura. De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdios
Cor, 1968
WITTKOWER,
Rudolph, Art and Architecture in Italy
1600 - 1750, 3ª ed., (col. The Penguin History of Art), Londres, Penguin
Books, 1973 (1ª ed. 1958)
ZUFFI,
Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura
Barroca, Milão, Electa-Sociedad Editorial Electa España, 1999
TEMA II, 1.1., 1.2.
BAZIN,
Germain, Barroco y Rococó,
Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King,
1999
TEMA II, 1.3.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres,
Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara,
Istituto Geografico De Agostini, 1984
MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi, Colónia, Benedikt
Taschen, 1998
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King,
1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri
Editori, 1966
SANTUCCI, Giovanni,
“to give a lively idea of the Italian gusto”, Collezionismo di disegni e
stampe e gusto decorativo barocco nell’Inghilterra degli ultimi Stuart,
Turim, Fondazione 1563 per l’Arte e la Cultura della Compagnia di San Paolo,
2019
SCOTT, Katie, The
Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995
SUMMERSON,
John, The Architecture of the Eighteenth
Century, Londres, Thames & Hudson, 1994
TOMAN,
Rolf, (coord.), Barroco y Rococó,
Berlin, Feieraben Verlag, 2003
TEMA II, 1.4.
BAZIN,
Germain, Barroco y Rococó,
Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
DESMAS, Anne-Lise, KOPP, Edouard, Bouchardon: Royal Artist of the Enlightenment, Los
Angeles, J. Paul Getty Museum
Publications, 2017
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac &
Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King,
1999
NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed.
1982)
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri
Editori, 1966
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben
Verlag, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo Settecento”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di
Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº 883, Jul.-Ago.
2014
TEMA II, 1.5.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres,
Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
DORLÉAC, Laurence
Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte, Paris,
Louvre Éditions-Lienart, 2022
FERRARI, Simone, Vedutismo,
Milão, Skira, 2008
LEVEY,
Michael, Painting in XVIII Century Venice,
Londres, Phaidon Press, 1959
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac &
Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MARTINEAU,
Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The
Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century, (catálogo da exposição),
New Haven-Londres, Yale University Press, 1994
MINOR,
Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King,
1999
PALLUCCHINI,
Rudolfo, Francesco Guardi, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1965
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri
Editori, 1966
PIGNATTI, Terisio, L’Art
Vénitien, Paris, Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)
SUCCI, Dario,
DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto
Una Venecia Imaginaria, (catálogo da exposição), Madrid, Fundación Colección
Thyssen-Bornemisza, 2001