Sumários

Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

24 Janeiro 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

Datas importantes:

      Indicação dos temas de trabalho: 23 de Fevereiro

      Ponto de situação quanto ao andamento dos trabalhos: 16 de Março

      Entrega dos trabalhos: 28 de Março

      Indicação da matéria para o teste: 28 de Março

      Esclarecimento de dúvidas para o teste: 11 de Abril

      Breves indicações para a construção das apresentações orais e breve comentário às versões escritas dos trabalhos: 11 de Abril

      Teste: 13 de Abril

      Início das apresentações orais: 18 de Abril

 

 

1.    OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

2.    METODOLOGIA

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

3.    AVALIAÇÃO

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

4.    SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

I.              O BARROCO

1.1.        O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total

1.2.        Arte e Igreja no barroco

1.3.        A arquitectura

1.3.1.    Caracterização genérica

1.3.2.    Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

1.3.3.    A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

1.4.        A escultura

1.4.1.    Caracterização genérica

1.4.2.    A relação da escultura com as outras artes no barroco

1.4.3.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.5.        A pintura

1.5.1.    Caracterização genérica

1.5.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

II.            O ROCOCÓ

1.1.         O conceito de rococó: fortuna crítica

1.2.        Rococó: uma arte de corte

1.3.        A arquitectura

1.3.1.    Caracterização genérica

1.3.2.    Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

1.3.3.    A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

1.4.        A escultura

1.4.1.    Caracterização genérica

1.4.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.4.3.    Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas

1.5.        A pintura

1.5.1.    Caracterização genérica

1.5.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

 

5.    BIBLIOGRAFIA

GERAL

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)

 

ESPECÍFICA

TEMA I, 1.1., 1.2.

 

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989

ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco, Milão, Feltrinelli, 1986

CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini, Roma- Bari, Laterza, 1991

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995

GATTI, Vincenzo, Liturgia e Arte. I Luoghi della Celebrazione, Bolonha, EDB, 2001

ORS, Eugenio d’, Du Baroque, Paris, Gallimard, 1968

PEREIRA, José Fernandes, “Barroco”, in José Fernandes PEREIRA, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama, Documentos, Madrid, La Editorial Católica, 1965

RIGHETTI, Mario, Historia de la Liturgia, Vol. I, Madrid, La Editorial Católica, 1955

SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord.), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence, (catálogo da exposição), Londres, Victoria & Albert Museum, 2009

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003

VALE, Teresa Leonor M., “A Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico Ludovice”, Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 7-8 (2009)

 

TEMA I, 1.3.

ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989

AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997

BERNARDINI, Maria Grazi, BUSSAGLI, Mario, (coord.), Barocco a Roma. La meraviglia delle arti, Milão, Skira, 2015

BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi, Roma-Bari, Laterza, 1983

BORSI, Franco, Bernini, Madrid, Ed. Akal, 1998

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José M., El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

LOGU, Giuseppe de, L’ Architettura Italiana del Seicento e del Settecento, Bari, Dedalo Libri, 1980

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura, Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

PORTOGHESI, Paolo, Roma Barocca, 4ª ed., Roma-Bari, Laterza, 1988 (1ª edição 1968)

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)

WALKER, Stephanie, HAMMOND, Frederick, (coord.), Life and the Arts in the Baroque Palaces of Rome. Ambiente Barocco, Nova Iorque-New Haven-Londres, The Bard Graduate Center for Studies in the Decorative Arts-Yale University Press, 1999

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

 

TEMA I, 1.4.

AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011

AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997

BACCHI, Andrea, COLIVA, Anna, (coord.), Bernini, (catálogo exposição Galleria Borghese 2017-2018), Milão, Officina Libraria, 2017

BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1998

COLIVA, Anna, SCHÜTZE, Sebastian, (coord.), Bernini Scultore. La nascita del barocco in Casa Borghese, (catálogo exposição Galleria Borghese 1998), Roma, De Luca Edizioni, 1998

ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976

MARTIN GONZALEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991

MONTAGU, Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale University Press, 1985

MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

PENNY, Nicholas, The Materials of Sculpture, New Haven-Londres, Yale University Press, 1993

 

RICH, Jack C., The Materials and Methods of Sculpture, Nova Iorque, Dover Publications, 1974 (1ª ed. 1947)

VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº 868, Jan.-Fev. 2012

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 2010

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª ed. 1955)

 

TEMA I, 1.5.

AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998

BARBER, Thabita, (coord.), British Baroque: Power & Illusion, Londres, Tate Publishing, 2019

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016

 

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

 

DORLÉAC, Laurence Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte, Paris, Louvre Éditions-Lienart, 2022

 

HASKEL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, New Havel-Londres, Yale University Press, 1980

 

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

 

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997

 

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981

 

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)

 

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura. De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdios Cor, 1968

 

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600 - 1750, 3ª ed., (col. The Penguin History of Art), Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

 

 

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa-Sociedad Editorial Electa España, 1999

 

TEMA II, 1.1., 1.2.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

 

TEMA II, 1.3.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara, Istituto Geografico De Agostini, 1984

MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi, Colónia, Benedikt Taschen, 1998

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966

SANTUCCI, Giovanni, “to give a lively idea of the Italian gusto”, Collezionismo di disegni e stampe e gusto decorativo barocco nell’Inghilterra degli ultimi Stuart, Turim, Fondazione 1563 per l’Arte e la Cultura della Compagnia di San Paolo, 2019

SCOTT, Katie, The Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995

SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century, Londres, Thames & Hudson, 1994

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003

 

TEMA II, 1.4.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

DESMAS, Anne-Lise, KOPP, Edouard, Bouchardon: Royal Artist of the Enlightenment, Los Angeles, J. Paul Getty Museum Publications, 2017

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

 

NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003

VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo Settecento”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº 883, Jul.-Ago. 2014

 

TEMA II, 1.5.

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

DORLÉAC, Laurence Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte, Paris, Louvre Éditions-Lienart, 2022

FERRARI, Simone, Vedutismo, Milão, Skira, 2008

LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice, Londres, Phaidon Press, 1959

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century, (catálogo da exposição), New Haven-Londres, Yale University Press, 1994

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PALLUCCHINI, Rudolfo, Francesco Guardi, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1965

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966

PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien, Paris, Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)

SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria, (catálogo da exposição), Madrid, Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003