Sumários
II. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte
19 Março 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. O ROCOCÓ
1.1. O conceito de rococó:
fortuna crítica
1.2.
Rococó: uma arte de corte
BIBLIOGRAFIA
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó.
Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and
Culture. Londres:
Laurence King, 1999
1.6. A festa barroca: a importância da arte efémera no barroco
14 Março 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
BIBLIOGRAFIA
ARNALDI DI BALME, Clelia, VARALLO, Franca (coord.), Feste Barocche. Cerimonie e spettacoli alla corte dei Savoia tra Cinque e Settecento. Milão: Silvana Editoriale, 2009
BEBIANO, Rui, D. João V Poder e Espectáculo. Aveiro: Livraria Estante Editora, 1987
BERNARDINI, Maria Grazia, BUSSAGLI, Marco, (coord.), Barocco a Roma. Meraviglia delle arti. Roma-Milão: Fondazione Roma-Skira, 2015
BONET CORREA, Antonio, Fiesta, poder y arquitectura. Aproximaciones al barroco español. Madrid: Akal, 1990
DE LA FLOR, Fernando, GALINDO BLASCO, Esther, Politica y Fiesta en el Barroco, 2ª ed. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1997 (1ª ed. 1994)
DELL’ARCO, Maurizio Fagiolo, La Festa Barocca. Roma: Edizioni De Luca, 1997
DELORME, Philippe, Fêtes et Cérémonies à Versailles. Paris: Château de Versailles-Editions Soteca, 2020
PEREIRA, João Castel-Branco (coord.), Arte Efémera em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
TEDIM, José Manuel, “A festa e a cidade no Portugal barroco”, in AAVV, Actas do II Congresso Internacional do Barroco. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003, pp. 317-323
TOZZI, Simonetta, Incisione barocche di feste e avvenimenti. Giorni di Allegrezza. Roma: Gangemi Editore, 2001
VALE, Teresa Leonor M., “Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from a Portuguese priest, 1721-23”, The Burlington Magazine, Vol. CLX, Nº 1382, Mai. 2018, pp. 387-393.
VALE, Teresa Leonor M., FERREIRA, Sílvia, FERREIRA, MariaJoão, (coord.), Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna. Colóquio de História e de História da Arte. Actas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2010
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha, Grã-Bretanha)
12 Março 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha, Grã-Bretanha)
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Baroque. Colónia: Konemann, 1998
BARBER, Thabita,
(coord.), British Baroque: Power & Illusion. Londres: Tate
Publishing, 2019
BURCHARD, Wolf, The
Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV. Londres: Paul
Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES,
Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco,. Madrid: Ediciones
Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes
et Peintres. L’Art et la Societé
au Temps du Baroque Italien, 2ª ed. Paris: Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)
MARTIN, John
Rupert, Baroque, 2ª ed. Londres: Pelican Books, 1989
PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura
do Barroco. Colónia: B. Taschen, 1997
SEBASTIAN,
Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid: Alianza Editorial, 1981
1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)
7 Março 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5.1.
Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Baroque.
Colónia: Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of
Louis XIV. Londres: Paul Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco.
Madrid: Ediciones Istmo, 1989
CHERRY, Peter, Arte y Naturaleza. El bodegõn español en el Siglo de
Oro. Madrid:
Ediciones Doce Calles, 1999
HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du
Baroque Italien, 2ª ed. Paris: Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed. Londres: Pelican Books, 1989
PRATER, Andreas,
BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco. Colónia: B. Taschen, 1997
SCHNEIDER, Norbert, Naturezas
Mortas. Colónia: Taschen, 1999
SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma
y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid: Alianza
Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien,
Barroco e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2
vols.)
1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França e Espanha)
5 Março 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França e Espanha)
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na
Escultura Espanhola (1500-1750). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova. Milão: Electa, 1995
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre. Gorle-Bergamo: Grafica Guttenberg, 1977
GILA MEDINA, Lázaro, Pedro de Mena Escultor 1628-1688.Madrid: Editorial Arco, 2007
MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España1600-1770, 2ª ed. Madrid: Ed. Catedra, 1991