Sumários

II. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte

19 Março 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


II. O ROCOCÓ

1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica

1.2. Rococó: uma arte de corte

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

1.6. A festa barroca: a importância da arte efémera no barroco

14 Março 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


BIBLIOGRAFIA

ARNALDI DI BALME, Clelia, VARALLO, Franca (coord.), Feste Barocche. Cerimonie e spettacoli alla corte dei Savoia tra Cinque e Settecento. Milão: Silvana Editoriale, 2009

BEBIANO, Rui, D. João V Poder e Espectáculo. Aveiro: Livraria Estante Editora, 1987

BERNARDINI, Maria Grazia, BUSSAGLI, Marco, (coord.), Barocco a Roma. Meraviglia delle arti. Roma-Milão: Fondazione Roma-Skira, 2015

BONET CORREA, Antonio, Fiesta, poder y arquitectura. Aproximaciones al barroco español. Madrid: Akal, 1990

DE LA FLOR, Fernando, GALINDO BLASCO, Esther, Politica y Fiesta en el Barroco, 2ª ed. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1997 (1ª ed. 1994)

DELL’ARCO, Maurizio Fagiolo, La Festa Barocca. Roma: Edizioni De Luca, 1997

DELORME, Philippe, Fêtes et Cérémonies à Versailles. Paris: Château de Versailles-Editions Soteca, 2020

PEREIRA, João Castel-Branco (coord.), Arte Efémera em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000

TEDIM, José Manuel, “A festa e a cidade no Portugal barroco”, in AAVV, Actas do II Congresso Internacional do Barroco. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003, pp. 317-323

TOZZI, Simonetta, Incisione barocche di feste e avvenimenti. Giorni di Allegrezza. Roma: Gangemi Editore, 2001

VALE, Teresa Leonor M., “Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from a Portuguese priest, 1721-23”, The Burlington Magazine, Vol. CLX, Nº 1382, Mai. 2018, pp. 387-393.

VALE, Teresa Leonor M., FERREIRA, Sílvia, FERREIRA, MariaJoão, (coord.), Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna. Colóquio de História e de História da Arte. Actas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2010 

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha, Grã-Bretanha)

12 Março 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha, Grã-Bretanha)

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Baroque. Colónia: Konemann, 1998

BARBER, Thabita, (coord.), British Baroque: Power & Illusion. Londres: Tate Publishing, 2019

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV. Londres: Paul Holberton Publishing, 2016

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco,. Madrid: Ediciones Istmo, 1989

HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed. Paris: Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed. Londres: Pelican Books, 1989

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco. Colónia: B. Taschen, 1997

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid: Alianza Editorial, 1981

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca. Milão: Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999

1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)

7 Março 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


1.5. A pintura

1.5.1. Caracterização genérica

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Baroque. Colónia: Konemann, 1998

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV. Londres: Paul Holberton Publishing, 2016

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco. Madrid: Ediciones Istmo, 1989

CHERRY, Peter, Arte y Naturaleza. El bodegõn español en el Siglo de Oro. Madrid: Ediciones Doce Calles, 1999

HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed. Paris: Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed. Londres: Pelican Books, 1989

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco. Colónia: B. Taschen, 1997

SCHNEIDER, Norbert, Naturezas Mortas. Colónia: Taschen, 1999

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid: Alianza Editorial, 1981

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2 vols.) 

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca. Milão: Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999

1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França e Espanha)

5 Março 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França e Espanha)

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na

Escultura Espanhola (1500-1750). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2011

AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova. Milão: Electa, 1995

BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre. Gorle-Bergamo: Grafica Guttenberg, 1977

GILA MEDINA, Lázaro, Pedro de Mena Escultor 1628-1688.Madrid: Editorial Arco, 2007

MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España1600-1770, 2ª ed. Madrid: Ed. Catedra, 1991