Sumários

Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação. Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos. I. O BARROCO 1.1. O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total

23 Janeiro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação.

Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.

I. O BARROCO

1.1. O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco. Milão: Feltrinelli, 1986

CAMEROTA, Filippo, (coord.), La Città del Sole. Arte barocca e pensiero scientifico nella Roma di Urbano VIII. Livorno: Sillabe, 2023

CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini. Roma-Bari: Laterza, 1991

PEREIRA, José Fernandes, “Barroco”, in J. F. PEREIRA (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989

SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord.), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence, (catálogo da exposição). Londres: Victoria & Albert Museum, 2009 – disponível on-line

DATAS IMPORTANTES

Indicação dos temas de trabalho: 20 de Fevereiro

Ponto de situação quanto ao andamento dos trabalhos: 14 de Março

Entrega dos trabalhos: 2 de Abril

Indicação da matéria para o teste: 2 de Abril

Esclarecimento de dúvidas para o teste: 9 de Abril

Breves indicações para a construção das apresentações orais e breve comentário às versões escritas dos trabalhos: 9 de Abril

Teste: 9 de Abril

Início das apresentações orais: 16 de Abril

I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

I.              O BARROCO

1.            O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total

2.            Arte e Igreja no barroco

3.            A arquitectura

3.1.        Caracterização genérica

3.2.        Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

3.3.        A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

3.4.        A vivência do espaço da arquitectura civil: o aparato da mesa barroca

4.            A escultura

4.1.        Caracterização genérica

4.2.        A relação da escultura com as outras artes no barroco

4.3.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

5.            A pintura

5.1.        Caracterização genérica

5.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

6.            A festa barroca: a importância da arte efémera no barroco

 

II.            O ROCOCÓ

1.             O conceito de rococó: fortuna crítica

2.            Rococó: uma arte de corte

3.            A arquitectura

3.1.        Caracterização genérica

3.2.        Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

3.3.        A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

4.            A escultura

4.1.        Caracterização genérica

4.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.3.        Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas

5.            A pintura

5.1.        Caracterização genérica

5.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

GERAL

 

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles. Pari: Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

 

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli. Milão: RCS Libri, 2000

 

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art. Nova Iorque: Oxford University Press, 1961

 

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989

 

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris : Hazan, 2005

 

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

 

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

 

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1999

 

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

 

WITTKOWER, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)

 

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)

 

ESPECÍFICA

 

TEMA I, 1.1., 1.2.

 

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

 

ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca. Roma: Newton Compton, 1989

 

ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco. Milão: Feltrinelli, 1986

 

CAMEROTA, Filippo, (coord.), La Città del Sole. Arte barocca e pensiero scientifico nella Roma di Urbano VIII, Livorno: Sillabe, 2023

 

CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini. Roma-Bari: Laterza, 1991

 

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco. Madrid: Ediciones Istmo, 1989

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995

(https://doi.org/10.34632/theologica.1995.11521 )

 

GATTI, Vincenzo, Liturgia e Arte. I Luoghi della Celebrazione. Bolonha: EDB, 2001

 

ORS, Eugenio d’, Du Baroque. Paris : Gallimard, 1968

 

PEREIRA, José Fernandes, “Barroco”, in José Fernandes PEREIRA, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989

 

PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama, Documentos. Madrid: La Editorial Católica, 1965

 

RIGHETTI, Mario, Historia de la Liturgia, Vol. I. Madrid: La Editorial Católica, 1955

 

SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord.), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence. Londres: Victoria & Albert Museum, 2009

 

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., “A Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico Ludovice”, Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 7-8 (2009)

 

 

TEMA I, 1.3.

 

AYNSLEY. Jeremy, GRANT. Charlotte, (coord.), Imagined Interiors. Representing the Domestic Interiors since the Renaissance. Londres: Victoria & Albert Museum, 2010 (1ª ed. 2006)

 

ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989

 

ARIÈS, Philippe, DUBY, Georges, (dir.), História da Vida Privada. Porto: Ed. Afrontamento, 1990

 

AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque. Londres: Thames & Hudson, 1997

 

BABELON, Jean-Pierre, (coord.), Versailles et les tables royales en Europe: XVIIe-XVIIIe siècles. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1993

 

BATTIE, David, (dir.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Porcelain. Londres: Conran Octopus, 1994

 

BERNARDINI, Maria Grazi, BUSSAGLI, Mario, (coord.), Barocco a Roma. La meraviglia delle arti. Milão: Skira, 2015

 

BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi. Roma-Bari: Laterza, 1983

 

BORSI, Franco, Bernini. Madrid: Ed. Akal, 1998

 

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José M., El Barroco. Madrid: Ediciones Istmo, 1989

 

FEIGENBAUM, Gail, (coord.), Display of Art in the Roman Palace 1550-1750. Los Angeles: The Getty Research Institute, 2014

 

GODINHO, Isabel Silveira, (coord.), A Baixela de Sua Majestade Fidelíssima. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico, 2002

 

GRISERI, Angela, Ourivesaria Barroca. Lisboa: Editorial Presença, 1989

 

HONOUR, Hugh, NORTH, A. R. E., Gli Argenti. Inghilterra e Altri Paesi Europei. Milão: Fabbri Editori, 1981

 

LOGU, Giuseppe de, L’ Architettura Italiana del Seicento e del Settecento. Bari: Dedalo Libri, 1980

 

MAGNANI, Lauro (coord), Collezionismo e Spazi del Collezionismo. Roma: Gangemi Editore, 2013

 

MAURIÈS, Patrick, Cabinets of Curiosities. Londres: Thames & Hudson, 2002

 

MEDLAM, Sarah, MILLER, Lesley Ellis, (dir.), Princely Treasures. European Masterpieces 1600-1800 from the Victoria & Albert Museum. Londres: V&A Publishing, 2011

 

MERLOTTI, Andrea, GHISOTTI, Silvia, GORIA, Clara, (coord.), Sovrani a Tavola. Pranzi imbanditi nelle corti italiane. Milão: Silvana Editoriale,2023

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

 

MOSCO, Marilena, CASAZZA, Ornella, Il Museo degli Argenti. Collezioni e Collezzionisti. Florença: Giunti, 2007

 

OREY, Leonor d’, A Baixela da Coroa Portuguesa. Lisboa: Edições Inapa, 1990

 

OREY, Leonor d’, PENALVA, Luísa, (coord.), Actas do Simpósio Internacional Mesas Reais Europeias. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1996

 

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura, Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997

 

PORTOGHESI, Paolo, Roma Barocca, 4ª ed. Roma-Bari. Laterza, 1988 (1ª edição 1968)

 

SCHLEGEL. Konrad, Kunsthistorisches Museum Vienna- The Kunstkammer. Viena: C.H. Beck, 2013

 

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: Séc. XV ao Séc. XX. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998

 

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Artes da Mesa em Portugal. Porto: Livraria Civilização Editora, 2005

 

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2 vols.)

 

TRUMAN, Charles, Sotheby’s Concise Encyclopedia of Silver. Londres: Conran Octopus, 1996

 

WALKER, Stephanie, HAMMOND, Frederick, (coord.), Life and the Arts in the Baroque Palaces of Rome. Ambiente Barocco. Nova Iorque-New Haven-Londres: The Bard Graduate Center for Studies in the Decorative Arts-Yale University Press, 1999

 

WILLES, Margaret, Historic Interiors. Londres: The National Trust, 1990

 

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed. Londres: Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

 

 

TEMA I, 1.4.

 

AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2011

 

AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque. Londres: Thames & Hudson, 1997

 

BACCHI, Andrea, COLIVA, Anna, (coord.), Bernini. Milão: Officina Libraria, 2017

 

BACCHI, Andrea, NOVA, Alessandro, SIMONATO, Lucia, (coord.), Gli allievi di Algardi. Milão: Officina Libraria, 2019

 

BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre. Gorle-Bergamo : Grafica Guttenberg, 1977

 

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture. Londres : Thames & Hudson, 1998

 

COLIVA, Anna, SCHÜTZE, Sebastian, (coord.), Bernini Scultore. La nascita del barocco in Casa Borghese. Roma: De Luca Edizioni, 1998

 

ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue. Londres-Pennsylvania: University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976

 

GILA MEDINA, Lázaro, Pedro de Mena Escultor 1628-1688. Madrid: Editorial Arco, 2007

 

MARTIN GONZALEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed. Madrid: Ed. Catedra, 1991

 

MONTAGU, Jennifer, Alessandro Algardi. New Haven: Yale University Press, 1985

 

MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque. New Haven-Londres_ Yale University Press, 1996

 

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art. New Haven-Londres: Yale University Press, 1989

 

NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed. Milão: Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

 

PENNY, Nicholas, The Materials of Sculpture. New Haven-Londres: Yale University Press, 1993

 

RICH, Jack C., The Materials and Methods of Sculpture. Nova Iorque: Dover Publications, 1974 (1ª ed. 1947)

 

VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona”, Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº 868, Jan.-Fev. 2012

 

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002

 

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

 

VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti. Roma: Gangemi Editore, 2010

 

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed. Londres: Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

 

WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque. Londres: Phaidon, 1997 (1ª ed. 1955)

 

TEMA I, 1.5.

 

AAVV, Baroque. Colónia: Konemann, 1998

 

BARBER, Thabita, (coord.), British Baroque: Power & Illusion. Londres: Tate Publishing, 2019

 

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV. Londres: Paul Holberton Publishing, 2016

 

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco. Madrid: Ediciones Istmo, 1989

 

CHERRY, Peter, Arte y Naturaleza. El bodegõn español en el Siglo de Oro. Madrid: Ediciones Doce Calles, 1999

 

DORLÉAC, Laurence Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte. Paris: Louvre Éditions-Lienart, 2022

 

HASKEL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy. New Haven-Londres: Yale University Press, 1980

 

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed. Londres: Pelican Books, 1989

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

 

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco. Colónia: B. Taschen, 1997

 

SCHNEIDER, Norbert, Naturezas Mortas. Colónia: Taschen, 1999

 

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid: Alianza Editorial, 1981

 

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1988 (2 vols.)

 

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura. De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdios Cor, 1968

 

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600 - 1750, 3ª ed. Londres: Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

 

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca. Milão: Electa-Sociedad Editorial Electa España, 1999

 

TEMA I, 1.6.

 

ARIZZOLI-CLÉMENTEL, Pierre, BALLESTERO, Pascale Gorguet, (dir.), Fastes de Cour et Céremonies Royales. Le Costume de Cour en Europe 1650-1800. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2009

 

ARNALDI DI BALME, Clelia, VARALLO, Franca, (coord.), Feste Barocche. Cerimonie e spettacoli alla corte dei Savoia tra Cinque e Settecento. Milão: Silvana Editoriale, 2009

 

BAENA GALLÉ, José Manuel, Exequias Reales en la Catedral de Sevilla durante el Siglo XVII. Sevilha: Diputación Provincial de Sevilla, 1992

 

BEBIANO, Rui, D. João V Poder e Espectáculo. Aveiro: Livraria Estante Editora, 1987

 

BERNARDINI, Maria Grazia, BUSSAGLI, Marco, (coord.), Barocco a Roma. Meraviglia delle arti. Roma-Milão: Fondazione Roma-Skira, 2015

 

BONET CORREA, Antonio, Fiesta, poder y arquitectura. Aproximaciones al barroco español. Madrid: Akal, 1990

 

BORGES, Nelson Correia, A Arte nas Festas do Casamento de D. Pedro II. Porto: Paisagem Editora, s.d.

 

DE LA FLOR, Fernando, GALINDO BLASCO, Esther, Politica y Fiesta en el Barroco, 2ª ed. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1997 (1ª ed. 1994)

 

DELL’ARCO, Maurizio Fagiolo, La Festa Barocca. Roma: Edizioni De Luca, 1997

 

DELORME, Philippe, Fêtes et Cérémonies à Versailles. Paris: Château de Versailles-Editions Soteca, 2020

 

MENDONÇA, Isabel Mayer Godinho, Os últimos Faustos do Antigo Regime. Lisboa: Chaves Ferreira, 2005

 

PEREIRA, João Castel-Branco (coord.), Arte Efémera em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000

 

ROUILLARD, Philippe, Le feste cristiane in Occidente. Brescia: Editrice Queriniana, 2007

 

SIMARI, Maria Matilde, GRIFFO, Alessandra, (dir.), Il Carro d’oro di Johann Paul Schor. L’effimero splendore dei carnevali barocchi. Florença: Sillabe, 2019

 

TEDIM, José Manuel, A Festa Régia no Tempo de D. João V. Poder, Espectáculo, Arte Efémera, (Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Universidade Portucalense Infante D. Henrique), Porto, 1999 (2 vols., texto policopiado)

 

TEDIM, José Manuel, “A festa e a cidade no Portugal barroco”, in AAVV, Actas do II Congresso Internacional do Barroco. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003, pp. 317-323

 

TOZZI, Simonetta, Incisione barocche di feste e avvenimenti. Giorni di Allegrezza. Roma: Gangemi Editore, 2001

 

VALE, Teresa Leonor M., “Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from a Portuguese priest, 1721-23”, The Burlington Magazine, Vol. CLX, Nº 1382, Mai. 2018, pp. 387-393.

 

VALE, Teresa Leonor M., FERREIRA, Sílvia, FERREIRA, Maria João, (coord.), Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna. Colóquio de História e de História da Arte. Actas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2010

 

VISCEGLIA, Maria Antonieta, La città rituale. Roma e le sue ceremonie in età moderna. Roma: Viella, 2010

 

XAVIER, Ângela Barreto, CARDIM, Pedro, Festas que se Fizeram pelo Casamento do Rei D. Afonso VI. Lisboa: Quetzal, 1996

 

 

TEMA II, 1.1., 1.2.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

 

TEMA II, 1.3.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

 

GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento. Novara: Istituto Geografico De Agostini, 1984

 

MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi. Colónia: Benedikt Taschen, 1998

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

 

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

 

SANTUCCI, Giovanni, “to give a lively idea of the Italian gusto”, Collezionismo di disegni e stampe e gusto decorativo barocco nell’Inghilterra degli ultimi Stuart. Turim: Fondazione 1563 per l’Arte e la Cultura della Compagnia di San Paolo, 2019

 

SCOTT, Katie, The Rococo Interior. New Haven-Londres: Yale University Press, 1995

 

SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century. Londres: Thames & Hudson, 1994

 

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó.  Berlim: Feieraben Verlag, 2003

 

 

TEMA II, 1.4.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

 

DESMAS, Anne-Lise, KOPP, Edouard, Bouchardon: Royal Artist of the Enlightenment. Los Angeles: J. Paul Getty Museum Publications, 2017

 

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

 

NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed. Milão: Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

 

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

 

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo Settecento”, Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº 883, Jul.-Ago. 2014

 

TEMA II, 1.5.

 

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

 

DORLÉAC, Laurence Bertrand, (dir.), Les Choses. Une histoire de la nature morte. Paris: Louvre Éditions-Lienart, 2022

 

FERRARI, Simone, Vedutismo. Milão: Skira, 2008

 

LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice. Londres: Phaidon Press, 1959

 

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

 

MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century. New Haven-Londres: Yale University Press, 1994

 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture. Londres: Laurence King, 1999

 

PALLUCCHINI, Rudolfo, Francesco Guardi. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965

 

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò. Milão: Fratelli Fabbri Editori, 1966

 

PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien. Paris: Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)

 

SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria. Madrid: Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001

 

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó. Berlim: Feieraben Verlag, 2003