Sumários

Abordagem de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco português - a encomenda, a obra de arquitectura e as artes aplicadas à arquitectura. Ponto de situação quanto à realização dos trabalhos de investigação a realizar pelos alunos no âmbito da unidade curricular. BIBLIOGRAFIA

27 Março 2025, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Abordagem de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco português - a encomenda, a obra de arquitectura e as artes aplicadas à arquitectura.

Ponto de situação quanto à realização dos trabalhos de investigação a realizar pelos alunos no âmbito da unidade curricular.

BIBLIOGRAFIA

RODRIGUES, Maria João Madeira, A Capela de São João Baptista e as suas colecções. Lisboa: Inapa, 1989

VALE, Teresa Leonor M., “Eighteenth-century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon”, The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago. 2010

VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque. A Encomenda, a Obra, as Coleções. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2015

VALE, Teresa Leonor M. (ed.), The Chapel of St John the Baptist in the Church of São Roque. The commission, the building, the collections. Londres; Scala Arts & Heritage Publishers, 2017

VALE, Teresa Leonor M. (coord./ed.), De Roma para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo / From Rome to Lisbon. An Album for the Magnanimous King. Lisboa: Scribe-SCML, 2017

VITERBO, Francisco Marques de Sousa, ALMEIDA, R. Vicente d’, A Capella de S. João Baptista Erecta na Egreja de S. Roque. Fundação da Companhia de Jesus e Hoje Pertencente à Santa Casa da Misericordia. Noticia Historica e Descriptiva. Lisboa: Livros Horizonte, 1997 (1ª ed. 1900)


4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (século XVIII)

25 Março 2025, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960 -1962 (2 vols.)

DIEZ DEL CORRAL, Pilar, “«A Lisbona le spalle, a Roma il volto». Vieira Lusitano un artista português en la Roma del ‘primo Settecento’, in Ariane Varela BRAGA, Thomas-Leo TRUE, (coord.), Roma e gli Artisti Stranieri. Integrazione, reti e identità (XVI-XX s.). Roma: Artemide, 2018, pp. 189-202.

MACHADO, José Alberto Gomes, André Gonçalves. Pintura do Barroco Português. Lisboa: Editorial Estampa, 1995

MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V. Lisboa: Editorial Estampa, 1998

PIMENTEL, António Filipe, “Os pintores de D. João V e a invenção do retrato de corte”, Revista de História da Arte - O retrato, Nº 5 (2008)

QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII. Lisboa-Mafra: Elo, 1980

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII. Lisboa: Livros Horizonte, 1995 

SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 – 1750. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995

SALDANHA, Nuno, “Roma Triumphans. A pintura joanina para Mafra (1717-1731)”, Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 60-83.


4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

20 Março 2025, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

4. A pintura: caracterização genérica

4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

BIBLIOGRAFIA

FLOR, Susana Varela, Marcos da Cruz e a Pintura Portuguesa do Século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais..., Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002 (disponível no repositório da UL).

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença, 2003 

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca. Lisboa: Editorial Caminho, 1989

SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco. Lisboa: I.P.P.C., 1991 

SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens. Lisboa: Editorial Estampa, 1996 

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo. Lisboa: IPPAR, 1998

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: IPM, 2004


3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

18 Março 2025, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo. Lisboa: Edição do Autor, 1960-1962

CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA, Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755). Lisboa: MNAA, 2018

QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (disponível no Repositório da U. Coimbra)

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua. Lisboa: Livros Horizonte, 2008

VALE, Teresa Leonor M. “Sete estátuas e um relevo: as obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra”, Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 6-15.

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Baptista da Igreja de S. Roque. A encomenda, a obra, as colecções. Lisboa: INCM-SCML, 2015


3. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação Indicação dos temas dos trabalhos.

13 Março 2025, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3. A escultura: caracterização genérica

3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

Indicação dos temas dos trabalhos.

BIBLIOGRAFIA

FERREIRA, Sílvia “Claude Laprade: um escultor provençal na Lisboa de Setecentos”, Cadernos do Arquivo Municipal, Nº 3 (2015), pp. 19-37

FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça. Lisboa: Edições Ática, 1945

MACEDO, Diogo de, A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: Edição da Revista Ocidente, 1945

SERRÃO, Vítor, O Barroco. Lisboa: Editorial Presença, 2003

SMITH, Robert, Fr. Cipriano da Cruz. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1968

VALE, Teresa Leonor M., “Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne”, Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 8, Set. 2010

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII. Lisboa: Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares. Lisboa: Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal”, Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)

VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti. Roma: Gangemi Editore, 2010