Sumários
4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação.
3 Março 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4.
A pintura:
caracterização genérica
4.1.
Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
BIBLIOGRAFIA
FLOR,
Susana Varela, Marcos da Cruz e a Pintura Portuguesa do Século XVII: do
seu tempo fazia parelha aos mais..., Dissertação de Mestrado em Arte, Património
e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002
(disponível no repositório da UL).
SERRÃO,
Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
SERRÃO,
Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho,
1989
SERRÃO,
Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco, Lisboa, I.P.P.C.,
1991
SOBRAL,
Luís de Moura, Do Sentido das Imagens, Lisboa, Ed. Estampa, 1996
SOBRAL,
Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo,
Lisboa, IPPAR, 1998
SOBRAL,
Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias,
lendas, narrativas, Lisboa, IPM, 2004
3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
24 Fevereiro 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a
Arte do Seu Tempo, Lisboa, Edição do Autor, 1960-1962
CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA,
Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755),
Lisboa, MNAA, 2018
QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro
Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento
em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa,
Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., A Escultura
Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções
Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de
Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura
barroca genovesa para Portugal”, in Artis - Revista do Instituto de História
da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor M.,
Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas
José de Almeida e João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte,
2008
VALE,
Teresa Leonor M., “Uno scultore portoghese a Roma: José de Almeida (1708-1770) e l’Accademia
del Portogallo nella prima metà del Settecento”, in Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de
l’Académie de France à Rome, Nº 13, 2016, pp. 59-67
VALE, Teresa Leonor M.
“Sete estátuas e um relevo: as obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa
Senhora e Santo António de Mafra”, in Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 6-15.
3. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
22 Fevereiro 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3.
A escultura: caracterização
genérica
3.1.
Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
Indicação temas dos
trabalhos a realizar pelos alunos no âmbito da uc.
BIBLIOGRAFIA
FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça,
Lisboa, Edições Ática, 1945
MACEDO, Diogo de, A Escultura
Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Edição da Revista Ocidente,
1945
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa,
Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor
M., “Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de
Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne”, in Studiolo.
Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 8, Set. 2010
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da
Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções
Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de
Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura
barroca genovesa para Portugal”, in Artis - Revista do Instituto de História
da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor
M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma,
Gangemi Editore, 2010
2.3.A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras).
17 Fevereiro 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.3.A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras).
BIBLIOGRAFIA
BERGER,
Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V, Lisboa, Edições
Cosmos, 1994
BRANDÃO,
D. Domingos de Pinho, ROCHA, Manuel J. M., LOUREIRO, Olímpia, Nicolau
Nasoni. Vida e obra de um grande artista, Porto, Telos, 1987
CARVALHO,
A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor,
1960-1962
GOMES,
Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século
XVII. A Planta Centralizada, Porto, Faculdade de Arquitectura da
Universidade do Porto, 2001
PEREIRA,
José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986
PEREIRA,
José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa,
Editorial Presença, 1989
PIMENTEL,
António Filipe, Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra, Coimbra,
Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1992
SERRÃO,
Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
VALE,
Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa,
Lisboa, Livros Horizonte, 2007