3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó? 3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
7 Abril 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura: caracterização genérica – escultura
rococó ou do tempo do rococó?
3.1. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
Breve comentário às versões escritas dos
trabalhos de investigação realizados pelos alunos no âmbito da uc.
BIBLIOGRAFIA
AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim
Machado de Castro (1731-1822), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu
Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012
CARVALHO, A. Ayres, A Escola de
Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa,
1964
FARIA, Miguel Figueira de, Machado de
Castro (1731-1822). Estudos, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado
de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014
LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim
Machado de Castro Escultor Conimbricense, Coimbra, Instituto de História da
Arte da FLUC, 1989
RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de
vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822):
produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de
Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e
Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto
policopiado)