4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
19 Abril 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A pintura: caracterização genérica
4.1. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
BIBLIOGRAFIA
BASTOS, Celina, DEGORTES, Michela,
RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini pintores de
retratos no Reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação”, ARTis On,
Nº 7 (2018)
BORGES, Nelson Correia, “Do Barroco ao
Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal, Vol. 9, Lisboa, Publicações
Alfa, 1986
JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement,
Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933
RAGGI, Giuseppina, DEGORTES, Michela, Giuseppe
Trono em Portugal: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução
(1785-1810), in Isabel Ferreira da MOTA, Carla Enrica
SPANTIGATI, (org.), "Tanto ella assume novitate al fianco"
Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa
pós-napoleónica, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, pp.
241-287
SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha
- A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos:
Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp.
144-165.
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e
Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995, pp.
39-45
SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho,
(coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa,
FRESS, 1997
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa,
Editorial Presença 2003