4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
8 Março 2022, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a
Arte do Seu Tempo, Lisboa, Edição do Autor, 1960 - 1962 (2 vols.)
DIEZ DEL CORRAL,
Pilar, “«A Lisbona le spalle, a Roma il volto». Vieira Lusitano un artista
português en la Roma del ‘primo Settecento’”, in Ariane Varela BRAGA,
Thomas-Leo TRUE, (coord.), Roma e gli Artisti Stranieri. Integrazione, reti
e identità (XVI-XX s.), Roma, Artemide, 2018, pp. 189-202.
MACHADO, José Alberto Gomes, André
Gonçalves. Pintura do Barroco Português, Lisboa, Editorial Estampa, 1995
MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de
Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, Editorial Estampa,
1998
QUIETO, Pier Paolo, D. João V de
Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII, Lisboa -
Mafra, Elo, 1980
RAGGI, Giuseppina, “A conquista da
sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca
Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol.
48 (2018), pp. 37-90
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens
e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995
SALDANHA, Nuno,
(coord.), Joanni V Magnifico. A
Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 - 1750, Lisboa, Secretaria de Estado da
Cultura - IPPAR, 1995
SALDANHA, Nuno, “Roma Triumphans.
A pintura joanina para Mafra (1717-1731)”, in Monumentos, Nº 35, 2017,
pp. 60-83.
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa,
Editorial Presença, 2003
SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura
Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989