Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

25 Janeiro 2022, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

PROGRAMA

I.O BARROCO

1.1.        Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte

1.2.        A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.2.        A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.3.        A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha e o azulejo)

3.    A escultura: caracterização genérica

3.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

3.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

4.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

II.O ROCOCÓ

1.    As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico

2.    A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.2.        A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.3.        O pombalino: arquitectura e urbanismo.

3.    A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

METODOLOGIA

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão, sempre que possível, complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

DATAS IMPORTANTES

      Indicação dos temas de trabalho: 22 de Fevereiro

      Ponto de situação relativamente à realização dos trabalhos e sessão dedicada a questões metodológicas para a elaboração de um trabalho de investigação: 10 de Março

      Entrega dos trabalhos: 22 de Março

      Indicação de matéria para o teste: 24 de Março

      Breves indicações quanto à construção das apresentações orais: 24 de Março

      Esclarecimento de dúvidas para o teste: 31 de Março

      Teste: 5 de Abril

      Início das apresentações orais: 21 de Abril.