Sumários

Análise Crítica do Discurso II

26 Março 2020, 12:00 António Manuel dos Santos Avelar

Análise Crítica do Discurso II 

O modelo tridimensional de Fairclough.

Um exemplo de análise.

A dimensão textual: 

- significados ideacionais; representação da realidade

- significados interpessoais; criação de relações e identidades

- significados textuais; organização do texto.


Análise Crítica do Discurso I

23 Março 2020, 12:00 António Manuel dos Santos Avelar

A Análise Crítica do Discurso I.

Pequena resenha histórica sobre as condições do aparecimento da Análise crítica do Discurso.

Princípios e influências.

O discurso como prática social: o texto como prática discursiva; o texto como prática social.

Um exemplo de análise.

 


O pensamento genológico

19 Março 2020, 12:00 António Manuel dos Santos Avelar

O pensamento genológico 

Breve caraterização das principais abordagens ao conhecimento genológico: Escolas europeia, Norte americana, de Sydney e para fins específicos. Exemplificação.

A escola de Sydney: definição de género e grelha dos géneros académicos.

Trabalho prático: identificação de etapas de construção genológica.


O conhecimento genológico

16 Março 2020, 12:00 António Manuel dos Santos Avelar

O conhecimento genológico 

Conclusão do trabalho de grupo para a identificação das estruturas gramaticais presentes nas sequências textuais prototípicas.

Géneros discursivos em Bakhtin.

Caraterísticas internas e externas dos géneros. Alguns critérios - problematização: A Função (funções do texto); funções linguísticas; funções sociais; situação de comunicação; organização textual.

 


Organização dos trabalhos disciplinares

12 Março 2020, 12:00 António Manuel dos Santos Avelar

Reorganização dos trabalhos disciplinares em virtude da situação criada pela pandemia viral:


- as aulas serão virtuais e terão lugar no horário habitual das aulas presenciais;
- a plataforma Zoom será o recurso utilizado;
- procuraremos superar a ausência física através da distribuição de tarefas de natureza distinta das habituais
- procurar-se-á manter contatos entre os alunos/grupos de alunos para que ninguém trabalhe em isolamento;
- os procedimentos avaliativos mantêm-se, estando prevista uma possível revisão se autorizada pelas autoridades académicas.