Sumários
Sequências textuais prototípicas
9 Março 2020, 12:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Sequências textuais prototípicas
Trabalho prático sobre a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção.
Sequências textuais prototípicas; as propostas de Adam (1987, 1989, 1991).
Trabalho de grupo para a identificação das estruturas gramaticais presentes nas sequências textuais.
Relações semânticas entre enunciado, co‐texto e contexto
5 Março 2020, 12:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Relações semânticas entre enunciado, co‐texto e contexto.
A interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.
Nova abordagem ao texto "Nova carta a um universitário", de Felizbela Lopes. JN, 15.09.2017 - levantamento dos elementos contextuais mais relevantes para uma interpretação satisfatória do significado.
Contexto e contextualização externa/interna
2 Março 2020, 12:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Contexto e contextualização externa/interna
Apreciação dos trabalhos feitos em casa - análise do Registo em pequenos textos de natureza diversa.
Construção de representações mentais pelo leitor com base em dados textuais e extra-textuais.
Leitura comentada de Analysing Discourse, Dooley Levinsohn (capítulo dedicado à coerência textual.
A coerência como juízo do leitor
Texto e Contexto Relações semânticas entre enunciado, co‐texto e contexto.
27 Fevereiro 2020, 12:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Texto e Contexto
Relações semânticas entre enunciado, co‐texto e contexto.
A interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.
2ª abordagem analítica ao texto "Nova carta a um universitário", de Felizbela Lopes. JN, 15.09.2017 - lavantamento dos elementos contextuais mais relevantes para uma interpretação satisfatória do significado.
Texto e contexto
20 Fevereiro 2020, 12:00 • António Manuel dos Santos Avelar
Texto e contexto.
Perspetivas sobre o estudo do contexto e a sua modelização.
A noção de Registo.