Sumários

Modalidade

26 Outubro 2017, 08:00 Amália Mendes


1. Definição do conceito de modalidade. 

Valores modais.
Marcadores de modalidade.


2. Análise da crónica de Capicua do ponto de vista da Modalidade.

Link para slides (pdf)

****

Leituras complementares:

- Textos de apoio: [p.71] Fairclough, Norman (2003) Modality and evaluation. In: Analysing Discourse. Textual analysis for social research. Oxon: Routledge, 164-171; 244-247.


- Oliveira, Fátima e Amália Mendes (2013) “Modalidade”. In Raposo, Eduardo B. P., M. Fernanda Bacelar do Nascimento, M. Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, Amália Mendes (orgs) Gramática do Português, vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 623-669.


Tipologia textual. Sequências textuais

24 Outubro 2017, 08:00 Amália Mendes

Tipologia textual (continuação)

1. Tipo de texto e sequência textual em Jean-Michel Adam:

Jean-Michel Adam, Les textes: types et prototypes. Récit, description, argumentation, explication et dialogue, 2e édition, coll. “Fac-Linguistique”, Armand Colin, 2005


Slides sobre tipologia textual: link pdf


2.  TPC: identificação de marcadores de modalidade no texto "As aulas de natação mistas e a liberdade religiosa" (link pdf)


---


Os alunos que pretendam ainda fazer o TPC sobre  intertextualidade/dialogismo, encontram aqui os links repetidos para os textos:

notícia de jornal (link pdf)

crónica de Capicua (link pdf)


 


Tipologia textual

19 Outubro 2017, 08:00 Amália Mendes


Tipologia textual:

- modo de produção: oral; escrito; comunicação mediada por computador

- género

- registo



Correção de trabalho. Tipologia textual.

17 Outubro 2017, 08:00 Amália Mendes

1. Entrega e correção do trabalho de análise dos conceitos de intertextualidade e dialogismo em duas textos: notícia de jornal (link pdf) e crónica de Capicua (link pdf).

2. Discussão do texto de van Dijk "The Study of Discourse" (textos de apoio)


3. Tipologia Textual: género e registo


Análise de textos - dialogismo

12 Outubro 2017, 08:00 Amália Mendes


Análise de dois textos do ponto de vista da intertextualidade e dialogismo.
Trabalho individual feito na aula e avaliado qualitativamente, não contabilizado para a a avaliação final.