Sumários

Referência e cadeias referências

13 Março 2018, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

- Referência atual e virtual: a importância do contexto frástico (predicado)´~

- o papel do predicado para levantar as ambiguidades referênciais
- resolução de contradição semântica entre expressão referencial e predicado: interpretação trópica (metáfora / metonímia); atribuição das expressões a enunciadores separados
- o papel do determinante na referência O N / Este N / Um N
- cadeias referências; anáfora com artigo definido (retoma de um elemento único da classe presente an contexto)


Coesão textual e padrões de textualidade.

9 Março 2018, 08:00 Alexandra Assis Rosa

As propostas sobre a coesão textual de Halliday e Hasan (1976) e de Hoey (1991). Apresentação de trabalho oral sobre os padrões da textualidade propostos por Beaugrande e Dressler (1981). Discussão e esclarecimento de dúvidas.


Aula 6 (08/03/2018)

8 Março 2018, 12:00 Iria del Rio Gayo

Sumário Aula – 08/03/2018

Apresentação: slides em pdf

0 Revisão de conceitos relacionados com a tipologia textual (género, tipo de texto, características do género oral vs. Género escrito).

1 A comunicação mediada por computador: principais características e exemplos.

2 Análise da leitura: van Dijk, Teun A. (1997) The Study of Discourse. In: van Dijk, Teun A. (ed.) Discourse as structure and process: a multidisciplinary introduction. London: Sage Publications Ltd, 1-20. (inc.)


Instruções para trabalhos e referência

8 Março 2018, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

- Instruções para trabalhos  comentadas(ver abaixo)
- Referência virtual e atual

- Relações lexicais e referência (merónimo/holónim; hiperónimo hipónimo
- Anafora associativa e de referente evolutivo
- Objetivos da análise da referência (identificação do referente e da perspetiva do enunciador sobre o referente
- Descrição definida
- Cálculo da referência através da referência atual e do contexto frástico (predicado)
 








INSTRUÇÕES PARA OS TRABALHOS FINAIS

  

Generalidades

 

·         O trabalho é escrito e individual.

·         Os alunos escolhem um dos três temas propostos abaixo

·         O peso do trabalho na avaliação final da disciplina é 50 %

  • Dimensão: mínimo de 4 páginas e máximo de 6 páginas, excluindo bibliografia
  • Organização do texto: introdução, análise e conclusão  

·         Ficheiro Word

·         Data limite de envio por mail : 5 de junho (penalidade prevista por dia de atraso: 2 valores)

 

 

Atendimento

 

A partir de 1 de maio, 3ª-Feira entre as 10 e as 11 horas (Gabinete 2: Departamento de Linguística)

 

 

Os trabalhos

 

Tema 1

 

Apresentação de uma proposta de tratamento lexicológico de um conjunto de conetores (na verdade, na realidade, pois, aliás, é que) com base em dados de corpora : o trabalho envolve extrair contextos do CRPC (Corpus Representativo do Português Contemporâneo):

- na pesquisa no CRPC online (http://alfclul.clul.ul.pt/CQPweb/crpcfg16/ restringir por país (portugal) e restringir por diversas fontes (género textual), analisando individualmente os resultados.

- identificar valores de cada conetor nos diferentes tipos de texto selecionados

- selecionar contextos que ilustram esses valores (exemplos a citar no relatório)

- fazer uma análise contrastiva dos valores dos conetores

  


Tema 2

 

Análise contrastiva de dois textos com tema idêntico (os alimentos consumidos nas cafeterias dos hospitais) mas pertencentes a gêneros textuais distintos (respetivamente diploma legal e crónica):

 

- O despacho n.º 11391/2017 do  Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

- A crónica na Visão  de Ricardo Araújo Pereira «Narcos 2018

 

A análise incluirá:

- uma descrição geral (extra-textual) dos géneros textuais envolvidos e das respetivas condições de produção;

- uma descrição das formas linguísticas de organização textual presentes nos dois textos.

 



Tema 3. 

 

Aplicação dos conceitos de intertextualidade/dialogismo/polifonia enunciativa, de modalidade axiológica / avaliativa e de framing à análise do posicionamento ideológico de Carlos Carvalhas no texto «Mercado mundial e “globalização” capitalista»

 

PS Dar-se uma atenção particular ao uso das aspas no texto

 


A competência comunicativa. A coesão textual (Halliday e Hasan 1976)

7 Março 2018, 08:00 Alexandra Assis Rosa

Noções básicas: a competência comunicativa (conclusão da apresentação do trabalho oral).

A coesão textual: texto, textualidade, textura, elos coesivos e principais processos geradores de coesão textual. Apresentação de trabalho oral sobre as propostas de Halliday e Hasan (1976) a partir de Nunan (1993).