Sumários

Análise da crónica de António Lobo Antunes: O amor dos animais

22 Fevereiro 2018, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Análise da crónica de António Lobo Antunes: O amor dos animais


- construção da coerência do texto pelo leitor
- cadeias referenciais (personagens)
- discurso relatado e atribuição da fala
- tropos (metonímias e metáforas, perguntas retóricas


Texto, textualidade, textura, discurso.

21 Fevereiro 2018, 08:00 Alexandra Assis Rosa

Distribuição dos trabalhos de apresentação oral de textos seleccionados; calendarização dos trabalhos até às férias da Páscoa.
Texto, textualidade, textura, discurso. Exercícios de comentário de uma selecção de excertos da bibliografia de apoio. Análise e comentário dos excertos, esclarecimento de dúvidas.


Aula introdutiva

20 Fevereiro 2018, 12:00 Iria del Rio Gayo

Apresentação: slides em pdf

1. Conteúdos programáticos

2. Apresentação dos tópicos da cadeira


3. Avaliação

A nota final é a média ponderada de:

- um teste escrito (50%) - e dois trabalhos (25% cada)

Temas dos trabalhos:

- modalidade e dialogismo: trabalho individual (25%) - coesão e coerência: trabalho individual ou trabalho de grupo (25%)


4. Textos de apoio e leituras para as primeiras aulas.

Texto da primeira leitura para a aula do 22/02/2018 (Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In: Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 1-6.)



Apresentação do programa da disciplina

20 Fevereiro 2018, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Apresentação do programa da disciplina

 

Programa

 

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a  construção da imagem dos mesmos (epistemicidade, evidencialidade, ethos discursivo, leitor-modelo);

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspectiva dialógica;

- a interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.

 

Conteúdos programáticos

1. Noções introdutórias

1.1 Texto, textualidade, coesão e coerência

1.2 O que se entende por discurso e por análise do discurso

1.3 As relações semânticas entre enunciado, co-texto e contexto

1.4 Sequências e géneros textuais

 

2. Algumas perspectivas sobre o discurso

2.1 Análise Crítica do Discurso

2.2 Abordagens enunciativas

2.3 Interdiscurso, dialogismo e circulação de discursos

2.4 Linguística de corpus

 

3. Ferramentas para a análise

3.1 Marcas subjectivas : modalidade epistémica, deôntica e axiológica; marcadores metadiscursivos 

3.2 Marcadores discursivos lógicos e argumentativos, relações discursivas implícitas

3.3.Cadeias referenciais

3.4 Modos de representação: quadros conceptuais (frames), metáfora

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

 

Procura-se proporcionar aos alunos um vasto leque de ferramentas para se tornarem progressivamente capazes de levar a cabo uma investigação autónoma na área da análise do discurso. Após une fase de introdução aos conceitos-chave da área e a uma variedade de abordagens possíveis do objecto de estudo, em que são focadas a sua relevância social e a transdisciplinaridade, são propostas ferramentas de análise linguística que ajudarão o aluno a saber analisar a estrutura conceptual de um texto e interpretar o mesmo através da localização fina de indícios textuais e da identificação de relações e significados implícitos.

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-       a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-       a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

-      exercícios práticos realizados sobre corpora (caracterização lexical de marcadores discursivos com o uso de concordanciador, anotação de relações discursivas seguindo o modelo do Penn Discourse Treebank).

 

Avaliação

 

A nota final é a média aritmética das notas de :

- um teste  escrito

- um trabalho escrito (50 % cada).

 

Colectânea de textos

 

Uma colectânea de textos estará disponível na reprografia vermelha.

 

Referências bibliográficas

 

angermuller J., maingueneau D. & wodak r. (ed.) (2014). The discourse studies reader: main currents in theory and analysis. Amesterdão : John Benjamins.

Boreus, C. & Bergstrom, G., 2017. Analyzing Text and Discourse. London: Sage.

Charaudeau P. & Mainguenau D. (dir.) (2002). Dictionnaire d'analyse du discours. Paris ; Seuil.

Dancygier B. & Sweetser E. (2014). Figurative Language. Cambridge, Cambridge University Press.

dooley r, a & levinsohn s. h.  (2001). Analysing discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International

Fairclough, N. Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.

https://disciplinas.stoa.usp.br/.../ii.%20Norman_Fairclough_Analysing_discourse.pdf

Fillmore C. J. (2007). «Frame semantics». In V. Benjamin,  K. Bergen & J. Zinken (ed.), The cognitive linguistics reader. Londres : Equinox. 240-262.

Gee J. P. & Handford M. (ed) (2012). The Routledge handbook of discourse analysis.  Routledge.

http://english.iaukhomein.ac.ir/Files/26/Content/(Routledge%20handbooks%20in%20applied%20linguistics)%20James%20Paul%20Gee_%20Michael%20Handford-The%20Routledge%20handbook%20of%20discourse%20analysis-Routledge%20(2012)_2.pdf

Halliday M.A.K. & Hasan R. (1976). Cohesion in English. Londres : Longman.

Halliday M. A. K. (2004). The Language of Science, editado por J. J. Webster. Londres: Continuum.

Lakoff G. et  Johnson M, (1980). Metaphors we live by. Chicago : University of Chicago Press.

Lakoff, G, & Johnson M. (1980). «Conceptual metaphor in everyday language». The Journal of Philosophy, vol 77. nº 8. 453-486.

McEnery T. & Hardie A. (2012). Corpus Linguistics: Method, Theory and Practice. Cambridge University Press.

Nisbet M. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.

Prasad R. et al. (2007). The Penn Discourse Treebank 2.0 Annotation Manual. https://www.seas.upenn.edu/~pdtb/PDTBAPI/pdtb-annotation-manual.pdf)

Site

 

www.laurenceanthony.net/software.html (concordanciador antconc)