Sumários
Análise da crónica de António Lobo Antunes: O amor dos animais
22 Fevereiro 2018, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Análise da crónica de António Lobo Antunes: O amor dos animais
Texto, textualidade, textura, discurso.
21 Fevereiro 2018, 08:00 • Alexandra Assis Rosa
Aula introdutiva
20 Fevereiro 2018, 12:00 • Iria del Rio Gayo
Apresentação: slides em pdf
1. Conteúdos programáticos
2. Apresentação dos tópicos da cadeira
3. Avaliação
A nota final é a média ponderada de:
- um teste escrito (50%) - e dois trabalhos (25% cada)Temas dos trabalhos:
- modalidade e dialogismo: trabalho individual (25%) - coesão e coerência: trabalho individual ou trabalho de grupo (25%)4. Textos de apoio e leituras para as primeiras aulas.
Texto da primeira leitura para a aula do 22/02/2018 (Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In: Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 1-6.)
Apresentação do programa da disciplina
20 Fevereiro 2018, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Apresentação do programa da disciplina
Programa
Objectivos
A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :
- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);
- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção;
- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a construção da imagem dos mesmos (epistemicidade, evidencialidade, ethos discursivo, leitor-modelo);
- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspectiva dialógica;
- a interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.
Conteúdos programáticos
1. Noções introdutórias
1.1 Texto, textualidade, coesão e coerência
1.2 O que se entende por discurso e por análise do discurso
1.3 As relações semânticas entre enunciado, co-texto e contexto
1.4 Sequências e géneros textuais
2. Algumas perspectivas sobre o discurso
2.1 Análise Crítica do Discurso
2.2 Abordagens enunciativas
2.3 Interdiscurso, dialogismo e circulação de discursos
2.4 Linguística de corpus
3. Ferramentas para a análise
3.1 Marcas subjectivas : modalidade epistémica, deôntica e axiológica; marcadores metadiscursivos
3.2 Marcadores discursivos lógicos e argumentativos, relações discursivas implícitas
3.3.Cadeias referenciais
3.4 Modos de representação: quadros conceptuais (frames), metáfora
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Procura-se proporcionar aos alunos um vasto leque de ferramentas para se tornarem progressivamente capazes de levar a cabo uma investigação autónoma na área da análise do discurso. Após une fase de introdução aos conceitos-chave da área e a uma variedade de abordagens possíveis do objecto de estudo, em que são focadas a sua relevância social e a transdisciplinaridade, são propostas ferramentas de análise linguística que ajudarão o aluno a saber analisar a estrutura conceptual de um texto e interpretar o mesmo através da localização fina de indícios textuais e da identificação de relações e significados implícitos.
Metodologias de ensino
As aulas alternam entre :
- a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;
- a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;
- exercícios práticos realizados sobre corpora (caracterização lexical de marcadores discursivos com o uso de concordanciador, anotação de relações discursivas seguindo o modelo do Penn Discourse Treebank).
Avaliação
A nota final é a média aritmética das notas de :
- um teste escrito
- um trabalho escrito (50 % cada).
Colectânea de textos
Uma colectânea de textos estará disponível na reprografia vermelha.
Referências bibliográficas
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Site
www.laurenceanthony.net/software.html (concordanciador antconc)