Sumários
Exercício escrito
17 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Exercício escrito (avaliação sumativa), submetido através do Google Forms.
Ordem de palavras e elipse de SV na aquisição de L2 e bilingue (de herança)
15 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Sessão de trabalho síncrona (Zoom).
Dados sobre trabalhos que estudam efeitos de transferência (positiva e negativa) na aquisição de movimento do verbo numa L2.
Dados de aquisição da ordem relativa verbo - advérbio e elipse de SV (que decorrem da aquisição de movimento do verbo) por falantes de português L2 adultos e por crianças falantes de herança do português. Discussão acerca dos diferentes perfis linguísticos de falantes L2 e de herança. Discussão da "Hipótese de Interface", avançada por A. Sorace para explicar determinado tipo de dificuldades em falantes de L2 e bilingues, em geral.
Calendarização do último exercício escrito para avaliação: 8 de maio.
Ordem de palavras e movimento do verbo
3 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Evidência para movimento do verbo nos primeiros estádios de aquisição de uma L1: posição do verbo relativamente à negação em francês; elipse do SV em português. O MLUw e a fraca diversidade de classes de palavras nos primeiros estádios de produção de enunciados com mais de uma palavra como obstáculos à investigação.
Pistas disponíveis para a aquisição do léxico e da sintaxe.
1 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Sessão de trabalho síncrona, através do Zoom:
1. A partir da leitura de Guasti (2002), sistematização das respostas que a literatura tem oferecido às duas grandes questões relativas à aquisição do léxico:
(i) como é que as crianças identificam palavras no contínuo sonoro (de que pistas se podem servir)?; (ii) como é que as crianças adquirem o significado das palavras (destacando-se aqui a questão da aquisição do significado de alguns verbos, por contraste com a aquisição de nomes)?
2. A partir da discussão do problema em (i), explorou-se a noção de "phonological bootstrapping", que se retomou na reflexão sobre uma nova questão: Como é que as crianças acedem ao conhecimento sintático?
3. Direcionalidade. Evidência para fixação precoce do Parâmetro do Núcleo. Argumentos a favor de uma abordagem inatista (vs. construtivista) nos trabalhos de Franck et al. (2013) e Gavarró et al. (2015).
Calendarização de exercício para avaliação sumativa: 17 de abril.
Aquisição lexical
27 Março 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Atividade assíncrona: Leitura orientada do capítulo 3 de Guasti (2002). Os alunos responderam a um conjunto de questões que os orientam para os dois grandes problemas no que diz respeito à aquisição lexical: (i) como é que as crianças identificam palavras no contínuo sonoro (de que pistas se podem servir)?; (ii) como é que as crianças adquirem o significado das palavras (destacando-se aqui a questão da aquisição do significado de alguns verbos)?
Foi usada a edição de 2002 do manual de Guasti e não a mais recente, por ser esta a edição digitalizada que foi possível disponibilizar aos alunos.