Sumários

Desenvolvimento fonológico (L1)

6 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Sistematização das conclusões construídas a partir da observação de dados de produção espontânea na aula anterior.

Dados sobre desenvolvimento silábico: emergência e estabilização de diferentes constituintes silábicos em interação com a emergência de diferentes classes de consoantes definidas quanto ao modo de articulação.

Observação pontual de contrastes relativos ao ponto de articulação.


Continuação do trabalho sobre corpora.

4 Março 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Continuação do trabalho sobre  corpora. Breve sistematização final.


Observação de dados em corpora

28 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Observação de dados reunidos em diferentes corpora e disponibilizados no sistema CHILDES ( https://childes.talkbank.org/): corpus CCF e corpus Santos. Observação de dados que dão conta de aspetos caracterizadores dos primeiros estádios de desenvolvimento linguístico: no caso do corpus CCF, levantamento de dados acerca de produção de diferentes consoantes (contrastes associados a modo de articulação) e acerca da emergência de diferentes formatos silábicos; no corpus Santos, identificação das classes de palavras que ocorrem nas primeiras produções das crianças, cálculo do MLUw dos enunciados produzidos entre 1;00 e 3;06; pesquisa automática de palavras de classes fechadas para observação de frequência e contexto de ocorrência.

Breve contacto com o  corpus COPLE2, que reúne dados de escrita em português L2.


Metodologias de trabalho em aquisição

21 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Metodologias de trabalho em aquisição das línguas:

- recolhas naturalistas de produção espontânea vs. estudos experimentais;

- estudos longitudinais, transversais e longitudinais-transversais.

Metodologias experimentais para recolha de dados de produção, compreensão e juízo de gramaticalidade, usadas com crianças (L1 e L2) e adultos (L2). Observação de vários exemplos, avaliação de limitações de alguns tipos de metodologia.


Aquisição, erosão e período crítico

19 Fevereiro 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

"Language attrition" (erosão), exposição à língua e período crítico.