Sumários

Metodologias de investigação em aquisição e desenvolvimento linguísticos

13 Outubro 2020, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

Metodologias de investigação em aquisição e desenvolvimento linguísticos:

1. Breve perspetiva histórica.
2. Tipos de estudos (longitudinais; transversais; longitudinais-transversais), suas vantagens e desvantagens e relações com as diferentes áreas do conhecimento.
3. tipos de amostras em função dos tipos de estudos.
4. Paradigmas de investigação em Ingram (1989).

Leituras: Sim-Sim (2017); Frota & Name (2017).


Modelos teóricos sobre aquisição de L1 - conclusão

9 Outubro 2020, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

1. Modelos teóricos sobre aquisição de L1 - conclusão de apresentação de conteúdos.

2. Resolução de questionário sobre as temáticas abordadas nas referências bibliográficas sugeridas e na aula presencial de 6 de outubro.
3. Leituras para as aulas da semana de 12, sobre metodologias de investigação em L1: Frota & Name (2017); Sim-Sim (2017). 


Conceitos e modelos teóricos em L1

6 Outubro 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas


Conceitos e modelos teóricos em L1:

1. Conceitos chave: desenvolvimento, aquisição e aprendizagem; tipos de conhecimento linguístico na infância.
2. Questões investigação e correntes teóricas em ADL (leituras: Sim-Sim 2017; Guasti 2002 cap. 1; Costa & Santos 2003, cap.s 1 e 2).


Conceitos e modelos teóricos em L1

6 Outubro 2020, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas


Conceitos e modelos teóricos em L1:

1. Conceitos chave: desenvolvimento, aquisição e aprendizagem; tipos de conhecimento linguístico na infância.
2. Questões investigação e correntes teóricas em ADL (leituras: Sim-Sim 2017; Guasti 2002 cap. 1; Costa & Santos 2003, cap.s 1 e 2).


Apresentação / Teste-diagnóstico

2 Outubro 2020, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação do programa e definição dos critérios de avaliação (teste final: 15 de dezembro (70%) + leituras orientadas, exercícios e participação nas aulas (30%)).
2. Teste-diagnóstico.



UNIVERSIDADE DE LISBOA, FACULDADE DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA GERAL E ROMÂNICA
DOCENTE: MARIA JOÃO FREITAS

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICOS
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LÍNGUA NÃO MATERNA  


ANO LETIVO DE 2020/2021
Objetivos:
(i) fornecer informação sobre como se processa a aquisição de uma língua, distinguindo os processos de aquisição de L1 e de L2;
(ii) refletir sobre o efeito das propriedades universais e das propriedades específicas das línguas durante este percurso, através da referência a dados de aquisição de várias línguas;
(iii) compreender as aplicações do conhecimento adquirido neste domínio;
(iv) promover a capacidade de refletir sobre conjuntos de dados relativos à aquisição do Português.  

Conteúdos Programáticos
1. Definição de língua materna e de língua não materna: diferentes situações de aquisição e diferentes fatores envolvidos
2. Aquisição e desenvolvimento linguísticos em L1
2.1. Modelos e questões de investigação
2.2. Procedimentos metodológicos: recolhas de produção espontânea e metodologias experimentais
2.3. Unidades e processos linguísticos na aquisição e desenvolvimento de L1
2.3.1. aspetos fonológicos
2.3.2. aspetos morfológicos
2.3.3. aspetos sintáticos  
2.3.4. aspetos lexicais
2.4. Desenvolvimento linguístico em L1 e ordens de aquisição
2.4.1. escalas de desenvolvimento linguístico
2.4.2. aquisições precoces e aquisições tardias
2.5. Relações entre desenvolvimento linguístico, consciência linguística e explicitação de conhecimento linguístico
2.6. Aplicações do conhecimento sobre aquisição e desenvolvimento de L1: Linguística Educacional e Linguística Clínica
3. Aquisição e desenvolvimento linguísticos em contexto multilingue
3.1. Modelos e questões de investigação
3.2. Multilinguismo e desenvolvimento linguístico infantil
3.3. O desenvolvimento do conhecimento linguístico em (português) língua não materna


Avaliação: (i) 1 exercício escrito presencial (70%)
     (ii) leituras orientadas, exercícios de análise de dados e participação nas aulas (30%)

Atendimento: 2 horas por semana (via plataforma Zoom), com marcação prévia.

Bibliografia
(outras publicações serão divulgadas durante o semestre)
Ball, M., M. Perkins, N. Muller & S. Howard (org.s) (2008). The Handbook of Clinical Linguistics. Cambridge: Blackwell.
Bhatia, K. T. & W. C. Ritchie (org.s). The Handbook of Bilingualism. Oxford: Blackwell.
Bavin, E. (org.) (2009). The Cambridge Handbook on Child Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Behrens, Heike (2008) Corpora in Language Acquisition Research. History, Methods, Perspectives. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.
Blom, E. & S. Unsworth (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.
Costa, João & Ana Lúcia Santos (2003) A Falar como os Bebés. O Desenvolvimento Linguístico das Crianças. Lisboa: Ed. Caminho.
Costa, J. M. J. Freitas & A. Gonçalves (2016) Linguística Clínica: Alguns dados sobre o Português. In A. M. Martins & E. Carrilho (org.s) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin, Boston: MRL Series, Mouton de Gruyter, pp. 278-307.
Doughty, C. J. & M. H. Long (org.s) (2003) The Handbook of Second Language Acquisition. Oxford: Blackwell Publishing.
Duarte, Inês, Madalena Colaço, M. João Freitas & Anabela Gonçalves (2011) O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical. Lisboa: ME/DGIDC.
Ferreira-Gonçalves & M. J. Freitas (2016) Acquisition of Phonology. In L. Wetzels, S. Menuzzi & J. Costa (org.s) The Handbook of Portuguese Linguistics. UK: Wiley Blackwell.
Freitas, Maria João, Dina Alves & Teresa Costa (2007) O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência  Fonológica. Lisboa: ME/DGIDC.
Freitas, M. J. & A. L. Santos (eds.) (2017). Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Berlin: Textbooks in Language Sciences. Language Science Press.
DESCARREGAR A PARTIR DE: https://langsci-press.org/catalog/book/160
Gonçalves, Fernanda, Paula Guerreiro & M. João Freitas (colaboração de Otília Sousa) (2011) O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: ME/DGIDC.
Guasti, Maria Teresa (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press.
Ingram, David (1989) First Language Acquisition. Method, Description and Explanation. Cambridge: Cambridge University Press.
Kuhl, P. (2004) Early language acquisition. Cracking the speech sound. Nature, volume 5, pp. 831-843.
Lazzarotto Volcão, C. & Freitas, M.J. (org.s) (2018). Estudos em Fonética e Fonologia   Coletânea em Homenagem a Carmen Matzenauer. Curitiba: Editora CRV.
Sim-Sim, Inês (1998) Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
White, Lydia (2003) Second language acquisition and Universal Grammar. Cambridge: Cambridge University Press.