Sumários

Aquisição de pronomes clíticos em português L1 e L2

16 Maio 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

Alguns dados sobre aquisição de L1 (dados observáveis em frases simples):
- dados sobre a aquisição de interrogativas parciais;

- (breves) notas sobre a aquisição de passivas;


O caso da aquisição de pronomes clíticos em português L1 e L2:

 - aquisição da colocação de pronomes clíticos em português L1 - dados de produção espontânea;

- aquisição de pronomes clíticos em português L2: dados de produção provocada e juízo de gramaticalidade (factos convergentes com o percurso de aquisição de uma L1; efeitos da L1 dos falantes na aquisição de uma L2).


Alguns dados sobre as primeiras combinações de palavras na aquisição de L1

11 Maio 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

Alguns dados sobre as primeiras combinações de palavras na aquisição de L1 (numa perspetiva descritiva)

Dados observáveis em produções espontâneas de crianças até aos 3;0:

- MLU e MLUw;
- categorias sintáticas nas primeiras produções das crianças;
- aquisição de flexão verbal e a questão da concordância sujeito-verbo;
- os infinitivos raiz e os sujeitos nulos em línguas que não permitem sujeito nulo;
- ordem de palavras.


Discussão dos resultados da análise de dados (aula anterior)

9 Maio 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

Discussão dos resultados da análise de dados desenvolvida na última aula:
- observação de dados de aquisição do português L2;

- observação de dados de produção espontânea relativos à aquisição do português L1.

Vantagens e desvantagens dos estudos de produção espontânea, no caso da aquisição da sintaxe.


Exercício de observação de dados de corpora

4 Maio 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos


Exercício de observação de dados de dois corpora, desenvolvidos no CLUL (ANAGRAMA):

a) Corpus COPLE2, constituído por dados de escrita de falantes de português L2;
b) Corpus SANTOS, disponível na base de dados CHILDES e consttuído por transcrições de interação oral adulto-criança (três crianças, dados que cobrem um período entre 1;6 e cerca dos 4;00) 

Trabalho prático: (i)  observação da organização dos corpora; (ii) observação do tipo de etiquetagem disponibilizada; (iii) primeiro comentário a excertos selecionados dos dados; (iv) experiência de extração automática do MLUw; (v) experiência de extração automática de frequência e contextos da forma "que" nos dados de uma criança.


Efeitos de idade na aquisição de L2; diferentes noções de bilinguismo

2 Maio 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

Efeitos de idade na aquisição de uma L2;

Noção de aquisição de L2 na infância;
Bilinguismo: . diferentes definições; . diferentes situações (bilinguismo simultâneo vs. sucessivo; equilibrado vs. não equilibrado; precoce vs. tardio)


Butler, Y. G. & K. Hakuta (2004) “Bilingualism and second language acquisition”. T. K. Bhatia & W. C. Ritchie (eds.) The Handbook of Bilingualism. Malden, MA, Oxford, Victoria: Blackwell Publishing. [Bib. FLUL] 

Johnson, J. S. & E. L. Newport (1989) Critical period effects in second-language learning: the influence of maturational state on the acquisition of English as a second language. Cognitive Psychology, 21: 60-99.  [dropbox]

Saville-Troike, M. (2006) Introducing Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press. [Caps. 1 e 2]  [Bib. FLUL]

Schwartz, B. D. (2004) “Why Child L2 Acquisition?” In J. Van Kampen & S. Baauw (eds.) Proceedings of GALA 2003. Utrecht: LOT. [dropbox]