Problemas levantados pelas orações completivas na aquisição do português

6 Maio 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Os dados de produção espontânea que os alunos tinham analisado na aula de 24 de abril foram agora retomados. Tendo sido as orações completivas infinitivas identificadas como mais precoces no discurso espontâneo do que as orações completivas finitas, foram observados dados experimentais de produção e compreensão que mostram que alguns subtipos de orações completivas infinitivas não estão adquiridos ainda em idade pré-escolar. Nesse sentido, foram discutidos dados relativos à aquisição de controlo de sujeito vs. controlo de objeto (numa perspetiva meramente descritiva).

A produção espontânea aponta, desde logo, para um contraste entre completivas finitas de indicativo e completivas finitas de conjuntivo (sendo as últimas mais tardias). No entanto, os alunos tinham observado ocorrências esporádicas de conjuntivo em completivas selecionadas por "querer" na fala espontânea de crianças com menos de 4 anos. Nesta aula, foram discutidos resultados de um trabalho experimental que mostram que, em alguns contextos, a aquisição de completivas de conjuntivo não está estabilizada mesmo em idade pré-escolar (a perspetiva adotada foi, mais uma vez, meramente descritiva).