Sumários
Realização de exercício escrito para avaliação sumativa
8 Maio 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Realização de exercício escrito para avaliação sumativa. O exercício correspondeu ao preenchimento de um formulário no GoogleForms, sendo o preenchimento acompanhado em videoconferência (via Zoom).
Informação: Exame - Avaliação Final Alternativa
O exame assumirá a modalidade de exame oral em videoconferência e terá lugar no dia 3 de junho, entre as 10h e as 12h.
Problemas levantados pelas orações completivas na aquisição do português
6 Maio 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Os dados de produção espontânea que os alunos tinham analisado na aula de 24 de abril foram agora retomados. Tendo sido as orações completivas infinitivas identificadas como mais precoces no discurso espontâneo do que as orações completivas finitas, foram observados dados experimentais de produção e compreensão que mostram que alguns subtipos de orações completivas infinitivas não estão adquiridos ainda em idade pré-escolar. Nesse sentido, foram discutidos dados relativos à aquisição de controlo de sujeito vs. controlo de objeto (numa perspetiva meramente descritiva).
Aspetos do desenvolvimento de orações relativas
29 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Complexidade sintática: relativas
24 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Sessão síncrona (Zoom)
1. Discussão de tarefa que os alunos realizaram em casa: observação de dados de produção espontânea de frases complexas (contendo orações relativas com antecedente e orações completivas), para observação de (i) idades de emergência de diferentes estruturas; (ii) aspetos a considerar no caso da aquisição de orações completivas (finitas vs. não finitas; modo indicativo vs. modo conjuntivo; verbo na subordinante).
2. Início do trabalho sobre aquisição de orações relativas: (i) sistematização dos resultados obtidos em estudos clássicos com tarefas de act-out que levaram à identificação de dificuldades de compreensão em relativas OS - discussão desses resultados à luz de trabalhos que sugerem que se trata de um efeito da metodologia; (ii) sistematização de resultados obtidos em estudos mais recentes, que revelam dificuldades na compreensão de relativas de objeto.
Aquisição de clíticos (L1 e L2)
22 Abril 2020, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Sessão síncrona (Zoom)