Sumários

Realização de exercício escrito para avaliação sumativa

8 Maio 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Realização de exercício escrito para avaliação sumativa. O exercício correspondeu ao preenchimento de um formulário no GoogleForms, sendo o preenchimento acompanhado em videoconferência (via Zoom). 

 
Informação: Exame - Avaliação Final Alternativa
O exame assumirá a modalidade de exame oral em videoconferência e terá lugar no dia 3 de junho, entre as 10h e as 12h.
 
Todos os conteúdos lecionados poderão ser objeto de avaliação.   


Problemas levantados pelas orações completivas na aquisição do português

6 Maio 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Os dados de produção espontânea que os alunos tinham analisado na aula de 24 de abril foram agora retomados. Tendo sido as orações completivas infinitivas identificadas como mais precoces no discurso espontâneo do que as orações completivas finitas, foram observados dados experimentais de produção e compreensão que mostram que alguns subtipos de orações completivas infinitivas não estão adquiridos ainda em idade pré-escolar. Nesse sentido, foram discutidos dados relativos à aquisição de controlo de sujeito vs. controlo de objeto (numa perspetiva meramente descritiva).

A produção espontânea aponta, desde logo, para um contraste entre completivas finitas de indicativo e completivas finitas de conjuntivo (sendo as últimas mais tardias). No entanto, os alunos tinham observado ocorrências esporádicas de conjuntivo em completivas selecionadas por "querer" na fala espontânea de crianças com menos de 4 anos. Nesta aula, foram discutidos resultados de um trabalho experimental que mostram que, em alguns contextos, a aquisição de completivas de conjuntivo não está estabilizada mesmo em idade pré-escolar (a perspetiva adotada foi, mais uma vez, meramente descritiva).


Aspetos do desenvolvimento de orações relativas

29 Abril 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Trabalho síncrono (Zoom):

1. Correção do exercício escrito para avaliação sumativa, que os alunos tinham recebido corrigido através de e-mail, no início da semana.
2. Continuação do trabalho sobre aquisição de orações relativas: (i) resultados de tarefas experimentais de produção que mostram dificuldades na produção de relativas de objeto em  crianças com desenvolvimento típico em idade pré-escolar e em crianças com desenvolvimento linguístico atípico em idades mais avançadas; (ii) resultados de tarefas experimentais de produção e de juízo de gramaticalidade que mostram prolongamento de dificuldades em relativas com constituintes relativos preposicionados.
3. A partir de 2 (ii), reflexão sobre a relação entre áreas de variação linguística e áreas de desenvolvimento tardio (lembrando, a este propósito, o que tinha já sido observado no trabalho sobre aquisição de pronomes clíticos); reflexão sobre o papel da escolarização neste contexto.


Complexidade sintática: relativas

24 Abril 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Sessão síncrona (Zoom)


1. Discussão de tarefa que os alunos realizaram em casa: observação de dados de produção espontânea de frases complexas (contendo orações relativas com antecedente e orações completivas), para observação de (i) idades de emergência de diferentes estruturas; (ii) aspetos a considerar no caso da aquisição de orações completivas (finitas vs. não finitas; modo indicativo vs. modo conjuntivo; verbo na subordinante).
2. Início do trabalho sobre aquisição de orações relativas: (i) sistematização dos resultados obtidos em estudos clássicos com tarefas de act-out que levaram à identificação de dificuldades de compreensão em relativas OS - discussão desses resultados à luz de trabalhos que sugerem que se trata de um efeito da metodologia; (ii) sistematização de resultados obtidos em estudos mais recentes, que revelam dificuldades na compreensão de relativas de objeto.


Aquisição de clíticos (L1 e L2)

22 Abril 2020, 10:00 Ana Lúcia Santos

Sessão síncrona (Zoom)


Dados sobre aquisição de clíticos em português europeu L1 e L2. Observação das diferentes perguntas de investigação que motivaram os estudos sobre aquisição de clíticos em L1 e em L2. Observação das diferentes metodologias usadas para provocar experimentalmente a produção de clíticos em L1 e em L2 (neste último caso, tratando-se de falantes adultos).