Sumários
27 Novembro 2020, 12:30
•
Maria João dos Reis de Freitas
Bilinguismo infantil:
1. Tipos de bilinguismo (simultâneo; sucessivo (adulto; infantil) (precoce; tardio)).
2. Estádios de desenvolvimento em 2L1;
3. Fatores gramaticais e fatores externos na aquisição de 2L1;
4. Hipóteses sobre o desenvolvimento linguístico em 2L1 (1 ou 2 sistemas?);
5. o conceito de
code-switching e seu uso na discussão sobre as hipóteses de desenvolvimento em 2L1;
6. Aquisição lexical em 2L1 (vocabulário total/vocabulário conceptual total);
7. Interferências linguísticas: efeitos de
transfer, atraso ou aceleração.
8. Exercício de análise de dados.
24 Novembro 2020, 14:00
•
Maria João dos Reis de Freitas
Aquisição e desenvolvimento sintáticos:
1. As primeiras produções;
2. Grupos nominal, verbal, adjetival e preposicional (estruturas e problemas);
3. Ordem de palavras;
4. Concordância;
5. Emergências precoces e estabilizações tardias;
6. Estruturas complexas: passivas, coordenadas e relativas.
Referência: Gonçalves et al. (2011) - referência integral na bibliografia da UC; disponível no
site do Ministério da Educação.
24 Novembro 2020, 12:30
•
Maria João dos Reis de Freitas
Aquisição e desenvolvimento sintáticos:
1. As primeiras produções;
2. Grupos nominal, verbal, adjetival e preposicional (estruturas e problemas);
3. Ordem de palavras;
4. Concordância;
5. Emergências precoces e estabilizações tardias;
6. Estruturas complexas: passivas, coordenadas e relativas.
Referência: Gonçalves et al. (2011) - referência integral na bibliografia da UC; disponível no
site do Ministério da Educação.
20 Novembro 2020, 12:30
•
Maria João dos Reis de Freitas
Ortografia na infância (sessão a cargo da Drª Jéssica Gomes, aluna do Mestrado em Linguística da FLUL):
1. Apresentação do c
orpus integrado no recurso EFFE-ON (http://www.clul.ulisboa.pt/projeto/effe-escreves-como-falas-falas-como-escreves);
2. Demonstração do funcionamento do recurso;
3. Apresentação do artigo de Santos, Freitas & Veloso (2014), sobre aquisição e registo ortográfico de ataques ramificados e grupos consonânticos problemáticos;
4. Realização de exercício, pelos alunos, sobre a ocorrência de ataques ramificados em enunciados escritos de alunos do 2º ano de escolaridade.
NB: foram referidas as leituras de preparação das aulas de 27 de novembro (Almeida & Flores 2017, In Freitas & Santos 2017) e de 4 de dezembro (Madeira 2017, In Freitas & Santos 2017).
17 Novembro 2020, 14:00
•
Maria João dos Reis de Freitas
Consciência Linguística e aprendizagem da leitura e da escrita
1. Tipos de conhecimento linguístico;
2. Tipos de consciência linguística;
3. Tipos de consciência fonológica;
4. Unidades fonológicas, tarefas e seu impacto na avaliação da consciência fonológica;
5. Episódios de sensibilidade fonológica precoce;
6. Relações entre desenvolvimento do conhecimento fonológico e da consciência fonológica;
7. Treino da consciência fonológica.
Leitura obrigatória: Miranda & Veloso (2017), In Freitas & Santos (2017)
Leituras Complementares:
Costa, Gonçalves & Costa (2017), In Freitas & Santos (2017)
Duarte (2008) - referência integral na bibliografia desta UC
Freitas, Alves & Costa (2007) - referência integral na bibliografia desta UC