Sumários

Métodos não comportamentais no estudo da percepção infantil: EEG e ERPs

29 Abril 2016, 14:00 Sónia Frota

Diferentes paradigmas experimentais no estudo da linguagem infantil: introdução aos métodos não comportamentais.

Métodos não comportamentais: a electroencefalografia e os potenciais evocados.

Leituras: Kuhl & Rivera-Gaxiola (2008); Männel & Friederici (2008); Friederici (2005, 2009)


Estudar a percepção entre espécies: bebés humanos, saguis e ratos

22 Abril 2016, 14:00 Sónia Frota

O trabalho a realizar para a disciplina: modelos de trabalho, apresentação de temas e sua discussão.

Estudos entre espécies – bebés humanos, saguis e ratos. Os estudos de Ramus et al. (2000) e Toro et al. (2003): a discriminação entre línguas como uma capacidade que assenta em aptidões perceptivas gerais.

Journal club com discussão do artigo de Ramus et al. (2000).

Leituras: Ramus et al. (2000); Toro et al. (2003)


O eye-tracking no estudo da percepção infantil (II)

15 Abril 2016, 14:00 Sónia Frota

Aplicações da utilização do eye-tracking em estudos de cognição e de desenvolvimento da linguagem. Exemplos: percepção e interpretação de informação sonora na aprendizagem inicial de palavras; flexão verbal e identificação do sujeito.

Journal club com discussão do artigo de Frota et al. (2012).

Sessão laboratorial com o eye-tracker de sistema remoto, no Lisbon Baby Lab. Demonstração da aplicação de diferentes paradigmas experimentais.

Leituras: Brandt-Kobele & Höhle (2010); Frota et al. (2012)


Os estudantes não compareceram à aula

8 Abril 2016, 14:00 Sónia Frota

Os estudantes não compareceram à aula. A docente verificou, na aula posterior, a existência de um mal entendido que teria levado os estudantes a supor que não haveria aula. A docente aguardou pelos estudantes durante todo o horário da aula.


O eye-tracking no estudo da percepção infantil (I)

1 Abril 2016, 14:00 Sónia Frota

O registo do movimento dos olhos (ET) no estudo da percepção infantil. Factos sobre o olhar dos bebés.

Journal club: Bernal et al. (2007). Exercícios práticos sobre a matéria dada.

Leituras: Gredebäck et al. (2010)