Sumários
Métodos não comportamentais no estudo da percepção infantil: EEG e ERPs
29 Abril 2016, 14:00 • Sónia Frota
Diferentes paradigmas experimentais no estudo da linguagem infantil: introdução aos métodos não comportamentais.
Métodos não comportamentais: a electroencefalografia e os potenciais evocados.
Leituras: Kuhl & Rivera-Gaxiola (2008); Männel & Friederici (2008); Friederici (2005, 2009)Estudar a percepção entre espécies: bebés humanos, saguis e ratos
22 Abril 2016, 14:00 • Sónia Frota
O trabalho a realizar para a disciplina: modelos de trabalho, apresentação de temas e sua discussão.
Estudos entre espécies – bebés humanos, saguis e ratos. Os estudos de Ramus et al. (2000) e Toro et al. (2003): a discriminação entre línguas como uma capacidade que assenta em aptidões perceptivas gerais.
Journal club com discussão do artigo de Ramus et al. (2000).
Leituras: Ramus et al. (2000); Toro et al. (2003)O eye-tracking no estudo da percepção infantil (II)
15 Abril 2016, 14:00 • Sónia Frota
Aplicações da utilização do eye-tracking em estudos de cognição e de desenvolvimento da linguagem. Exemplos: percepção e interpretação de informação sonora na aprendizagem inicial de palavras; flexão verbal e identificação do sujeito.
Journal club com discussão do artigo de Frota et al. (2012).
Sessão laboratorial com o eye-tracker de sistema remoto, no Lisbon Baby Lab. Demonstração da aplicação de diferentes paradigmas experimentais.
Leituras: Brandt-Kobele & Höhle (2010); Frota et al. (2012)
Os estudantes não compareceram à aula
8 Abril 2016, 14:00 • Sónia Frota
Os estudantes não compareceram à aula. A docente verificou, na aula posterior, a existência de um mal entendido que teria levado os estudantes a supor que não haveria aula. A docente aguardou pelos estudantes durante todo o horário da aula.
O eye-tracking no estudo da percepção infantil (I)
1 Abril 2016, 14:00 • Sónia Frota
O registo do movimento dos olhos (ET) no estudo da percepção infantil. Factos sobre o olhar dos bebés.
Journal club: Bernal et al. (2007). Exercícios práticos sobre a matéria dada.
Leituras: Gredebäck et al. (2010)