Sumários

Olhar e apontar

18 Março 2016, 14:00 Sónia Frota

Journal club: Discussão do artigo de Curtin (2009): aprendizagem de ‘palavras’ que apenas contrastam quanto ao acento. Discussão do artigo de Weikum et al. (2007): discriminação visual entre línguas e reorganização perceptiva no 1º ano de vida – o contributo da dimensão visual da linguagem.

Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. A tarefa de apontar: procedimento, sujeitos, tipos de questões de investigação.  Aplicação em estudos de aprendizagem de novas palavras de diferentes categorias morfossintácticas e sua relação com a estrutura sintáctica.

Leituras: Leituras: Curtin (2009); Weikum et al. (2007), Bernal et al. 2007; Barrière et al. 2011


Obs: Alguns alunos justificaram a sua ausência dada a sua participação no evento Futurália.


O Olhar no estudo da percepção infantil

11 Março 2016, 14:00 Sónia Frota

Journal club: Leitura e discussão do artigo de Werker & Tees (1984/2002)

O Olhar no estudo da percepção infantil. Olhar Preferencial. O método da latência da orientação visual. Fixação visual. Familiarização e habituação. O procedimento ‘switch’.  Aplicação em estudos de discriminação (padrões sonoros, línguas) e de aprendizagem inicial de palavras.

Visita ao Lisbon Baby Lab: demonstração de um estudo com fixação visual.

Leituras: Skoruppa et al (2009); Gout et al. (2002); Werker & Fennell (2004); Colombo & Mitchell (2009: 225-234); Jusczyk (1999:233-249)


Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil: Movimento Preferencial da Cabeça

4 Março 2016, 14:00 Sónia Frota

Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental do Movimento Preferencial da Cabeça (HPP). Porquê? Com quem? Para quê? A versão condicionada do HPP. Diferenças, vantagens, desvantagens. Exibição de vídeos demonstrativos. Visita ao Lisbon Baby Lab: demonstração do funcionamento do HPP.

Leituras: Nelson, D. & P. Jusczyk (1995); Werker et al. (1997); Werker & Tees (1984/2002); Nazzi et al. (2000).

Journal club: Leitura e discussão do artigo de Eimas et al. 1971.


Investigação experimental em aquisição. Sucção Não Nutritiva

26 Fevereiro 2016, 14:00 Sónia Frota

Assistência a duas apresentações no âmbito do Workshop sobre Aquisição da Linguagem e Perturbações da Linguagem.

Investigação experimental em aquisição: percepção e produção; métodos comportamentais e não comportamentais. Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental da Sucção Não Nutritiva: Porquê? Com quem? Para quê? Exibição de vídeo demonstrativo.

Leituras: Jusczyk (1997: 233-238); Eimas et al. 1971; Nazzi et al. 1998.    


Estudar a linguagem infantil

19 Fevereiro 2016, 14:00 Sónia Frota

Apresentação do programa, bibliografia e objectivos da disciplina, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (trabalhos realizados em aula 10%; apresentação de um modelo experimental para o estudo de uma pergunta de investigação ou discussão de artigo 40%; teste individual 50%). Página da unidade curricular: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/aeli/AELI_online.htm

O desenvolvimento da linguagem nos 2 primeiros anos de vida: percepção e produção. Exibição do vídeo TED Talks - Patricia Kuhl, "The linguistic genius of babies"
Leituras: Kuhl (2004); Friederici (2005); Gerken & Aslin (2005)

Como fazer investigação experimental: perguntas e respostas.
Leituras: Eddington (2009): cap. 1; Lust (2006): pp. 123-142; McCardle, Colombo & Freund (2009); pp. 1-12.