Sumários
Estudar a percepção infantil: NIRS
27 Abril 2018, 14:00 • Sónia Frota
Journal club: leitura de Weber et al. (2004) e (2005), dois estudos de discriminação e o componente MMN/MMR, no desenvolvimento típico e atípico.
Métodos não comportamentais: NIRS (espectroscopia de infra-vermelhos/topografia óptica).
Leituras: Weber et al. (2004), Weber et al. (2005); Gervain et al. (2011)Experiências com EEG/ERP
20 Abril 2018, 14:00 • Sónia Frota
Métodos não comportamentais: a electroencefalografia e os potenciais evocados.
O EEG na investigação experimental. Potenciais evocados e o desenvolvimento da linguagem nos primeiros 3 anos.
Journal club: leitura de Friederici et al. (2007) – respostas cerebrais aos 4 meses de idade já dependem da língua nativa.
Leituras: Männel & Friederici (2008); Friederici (2005, 2009)Métodos não comportamentais no estudo da percepção infantil: Introdução
13 Abril 2018, 14:00 • Sónia Frota
Journal club com discussão do artigo de Ramus et al. (2000) e de Toro et al. (2003).
Diferentes paradigmas experimentais no estudo da linguagem infantil: introdução aos métodos não comportamentais.
O trabalho a realizar para a disciplina: modelos de trabalho, apresentação de temas e sua discussão.
Leituras: Ramus et al. (2000); Toro et al. (2003); Kuhl & Rivera-Gaxiola (2008)Olhar e apontar no estudo da percepção infantil. A percepção entre espécies: bebés humanos, saguis e ratos
6 Abril 2018, 14:00 • Sónia Frota
Journal club: discussão dos artigo de Yoshida et al. (2009). Diferentes metodologias do olhar; diferentes resultados.
Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. A tarefa de apontar: procedimento, sujeitos, tipos de questões de investigação. Aplicação em estudos de aprendizagem de novas palavras de diferentes categorias morfossintácticas e sua relação com a estrutura sintáctica.
Estudos entre espécies – bebés humanos, saguis e ratos: a discriminação entre línguas como uma capacidade que assenta em aptidões perceptivas gerais.
Leituras: Bernal et al. 2007; Barrière et al. 2011; Ramus et al. (2000); Toro et al. (2003)O eye-tracking no estudo da percepção infantil
23 Março 2018, 14:00 • Sónia Frota
Journal club: Leitura e discussão do artigo de Werker & Tees (1984/2002) – reorganização perceptiva no 1º ano de vida – e de Weikum et al. (2007) – discriminação visual entre línguas e reorganização perceptiva no 1º ano de vida, o contributo da dimensão visual da linguagem.
O registo do movimento dos olhos (ET) no estudo da percepção infantil. Factos sobre o olhar dos bebés. Aplicações da utilização do eye-tracking em estudos de cognição e de desenvolvimento da linguagem. Exemplos: percepção e interpretação de informação sonora na aprendizagem inicial de palavras; flexão verbal e identificação do sujeito.
Leituras: Gredebäck et al. (2010); Brandt-Kobele & Höhle (2010); Frota et al. (2012)