Sumários

Estudar a percepção infantil: NIRS

27 Abril 2018, 14:00 Sónia Frota

Journal club: leitura de Weber et al. (2004) e (2005), dois estudos de discriminação e o componente MMN/MMR, no desenvolvimento típico e atípico.

Métodos não comportamentais: NIRS (espectroscopia de infra-vermelhos/topografia óptica). 

Leituras: Weber et al. (2004), Weber et al. (2005); Gervain et al. (2011)


Experiências com EEG/ERP

20 Abril 2018, 14:00 Sónia Frota

Métodos não comportamentais: a electroencefalografia e os potenciais evocados. 

O EEG na investigação experimental. Potenciais evocados e o desenvolvimento da linguagem nos primeiros 3 anos.

Journal club: leitura de Friederici et al. (2007) – respostas cerebrais aos 4 meses de idade já dependem da língua nativa.

Leituras: Männel & Friederici (2008); Friederici (2005, 2009)


Métodos não comportamentais no estudo da percepção infantil: Introdução

13 Abril 2018, 14:00 Sónia Frota

Journal club com discussão do artigo de Ramus et al. (2000) e de Toro et al. (2003).

Diferentes paradigmas experimentais no estudo da linguagem infantil: introdução aos métodos não comportamentais.

O trabalho a realizar para a disciplina: modelos de trabalho, apresentação de temas e sua discussão.

Leituras: Ramus et al. (2000); Toro et al. (2003); Kuhl & Rivera-Gaxiola (2008)


Olhar e apontar no estudo da percepção infantil. A percepção entre espécies: bebés humanos, saguis e ratos

6 Abril 2018, 14:00 Sónia Frota

Journal club: discussão dos artigo de Yoshida et al. (2009). Diferentes metodologias do olhar; diferentes resultados.

Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. A tarefa de apontar: procedimento, sujeitos, tipos de questões de investigação.  Aplicação em estudos de aprendizagem de novas palavras de diferentes categorias morfossintácticas e sua relação com a estrutura sintáctica.

Estudos entre espécies – bebés humanos, saguis e ratos: a discriminação entre línguas como uma capacidade que assenta em aptidões perceptivas gerais.

Leituras: Bernal et al. 2007; Barrière et al. 2011; Ramus et al. (2000); Toro et al. (2003)


O eye-tracking no estudo da percepção infantil

23 Março 2018, 14:00 Sónia Frota

Journal club: Leitura e discussão do artigo de Werker & Tees (1984/2002) – reorganização perceptiva no 1º ano de vida – e de Weikum et al. (2007) – discriminação visual entre línguas e reorganização perceptiva no 1º ano de vida, o contributo da dimensão visual da linguagem.

O registo do movimento dos olhos (ET) no estudo da percepção infantil. Factos sobre o olhar dos bebés. Aplicações da utilização do eye-tracking em estudos de cognição e de desenvolvimento da linguagem. Exemplos: percepção e interpretação de informação sonora na aprendizagem inicial de palavras; flexão verbal e identificação do sujeito.

Leituras: Gredebäck et al. (2010); Brandt-Kobele & Höhle (2010); Frota et al. (2012)