Sumários
Movimento da cabeça e o olhar no estudo da percepção infantil
16 Março 2018, 14:00 • Sónia Frota
Journal club: Leitura e discussão do artigo de Eimas et al. (1971) e do artigo de Nazzi et al. (1998).
Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental do Movimento Preferencial da Cabeça (HPP). Porquê? Com quem? Para quê? A versão condicionada do HPP. Diferenças, vantagens, desvantagens. Exibição de vídeos demonstrativos.
Leituras: Nelson, D. & P. Jusczyk (1995); Werker et al. (1997); Werker & Tees (1984/2002)
O Olhar no estudo da percepção infantil. Olhar Preferencial. O método da latência da orientação visual. Fixação visual. Familiarização e habituação. O procedimento ‘switch’. Aplicação em estudos de discriminação (padrões sonoros, línguas) e de aprendizagem inicial de palavras.
Leituras: Skoruppa et al (2009); Gout et al. (2002); Werker & Fennell (2004); Weikum et al. (2007); Curtin (2009); Frota et al. (2014)Experiências, porquê? A sucção não nutritiva
9 Março 2018, 14:00 • Sónia Frota
Visita ao Lisbon Baby Lab.
Investigação experimental em aquisição: percepção e produção; métodos comportamentais e não comportamentais. Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental da Sucção Não Nutritiva: Porquê? Com quem? Para quê? Exibição de vídeo demonstrativo.
Leituras: Jusczyk (1997: 233-238); Eimas et al. 1971; Nazzi et al. 1998.
Estudar a linguagem infantil
2 Março 2018, 14:00 • Sónia Frota
O desenvolvimento da linguagem nos 2 primeiros anos de vida: percepção e produção.
Como fazer investigação experimental: perguntas e respostas.
Exibição do vídeo TED Talks: Patricia Kuhl (2010) The linguistic genius of babies.
Leituras: Kuhl (2004); Friederici (2005); Gerken & Aslin (2005); Eddington (2009): Cap.1; Lust (2006): pp.123-142; McCardle, Colombo & Freund (2009): pp. 1-12.Datas importantes: Apresentação dos trabalhos – 18 e 25 de Maio; Teste escrito – 8 de Junho
Introdução à UC de Abordagens Experimentais à Linguagem Infantil
23 Fevereiro 2018, 14:00 • Sónia Frota
Apresentação individual dos alunos e das suas áreas de interesse. A página web da UC: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/AELI/AELI_online_2018.htm .
Apresentação do programa, bibliografia e objectivos da unidade curricular, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (trabalhos realizados em aula 10%; apresentação de um modelo experimental para o estudo de uma pergunta de investigação ou discussão de artigo 40%; teste individual 50%).