Sumários

Movimento da cabeça e o olhar no estudo da percepção infantil

16 Março 2018, 14:00 Sónia Frota

Journal club: Leitura e discussão do artigo de Eimas et al. (1971) e do artigo de Nazzi et al. (1998).

Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental do Movimento Preferencial da Cabeça (HPP). Porquê? Com quem? Para quê? A versão condicionada do HPP. Diferenças, vantagens, desvantagens. Exibição de vídeos demonstrativos.

Leituras: Nelson, D. & P. Jusczyk (1995); Werker et al. (1997); Werker & Tees (1984/2002)

O Olhar no estudo da percepção infantil. Olhar Preferencial. O método da latência da orientação visual. Fixação visual. Familiarização e habituação. O procedimento ‘switch’.  Aplicação em estudos de discriminação (padrões sonoros, línguas) e de aprendizagem inicial de palavras.

Leituras: Skoruppa et al (2009); Gout et al. (2002); Werker & Fennell (2004); Weikum et al. (2007); Curtin (2009); Frota et al. (2014)


Experiências, porquê? A sucção não nutritiva

9 Março 2018, 14:00 Sónia Frota

Visita ao Lisbon Baby Lab.

Investigação experimental em aquisição: percepção e produção; métodos comportamentais e não comportamentais. Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental da Sucção Não Nutritiva: Porquê? Com quem? Para quê? Exibição de vídeo demonstrativo.

Leituras: Jusczyk (1997: 233-238); Eimas et al. 1971; Nazzi et al. 1998.


Estudar a linguagem infantil

2 Março 2018, 14:00 Sónia Frota

O desenvolvimento da linguagem nos 2 primeiros anos de vida: percepção e produção.

Como fazer investigação experimental: perguntas e respostas.

Exibição do vídeo TED Talks: Patricia Kuhl (2010) The linguistic genius of babies.

Leituras: Kuhl (2004); Friederici (2005); Gerken & Aslin (2005); Eddington (2009): Cap.1; Lust (2006): pp.123-142; McCardle, Colombo & Freund (2009): pp. 1-12.

Datas importantes: Apresentação dos trabalhos – 18 e 25 de Maio; Teste escrito – 8 de Junho


Introdução à UC de Abordagens Experimentais à Linguagem Infantil

23 Fevereiro 2018, 14:00 Sónia Frota

Apresentação individual dos alunos e das suas áreas de interesse. A página web da UC:  http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/AELI/AELI_online_2018.htm .

Apresentação do programa, bibliografia e objectivos da unidade curricular, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (trabalhos realizados em aula 10%; apresentação de um modelo experimental para o estudo de uma pergunta de investigação ou discussão de artigo 40%; teste individual 50%).