Fei Mu, "Springtime in a Small Town" (1948)

21 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

1.o cinema do pós-guerra (1945/9). a 2ª Idade de Ouro do cinema chinês. O melodrama social  (de esquerda): características.
2. Fei Mu: um cinema de poesia (onírico), a procura de uma "especificidade chinesa" do cinema entre tradição ( a relação com a pitura e a poesia) e modernidade;
3. "Springtime in a Small Town": 3.1. uma cinematografia das "ruínas":  carácter duplo do motivo da "ruína": material e moral; a "ruína" como alegoria da China e do cinema no pós-guerra; 3.2. a figura na paisagem (Yuwen); a díada estruturante "muro" (cheio)/ "ar" (vazio); uma estética do "Ar" (o motivo do "vento"); 3.3. o carácter "esburacado" da narrativa e "falhado" dos personagens: dois extremos, Lyan =o passado, tradição e Zhichen= modernidade, elemento desestabilizador; as duas mulheres: Yuwen - entre paixão e dever e Xiu= sol+ primavera (o presente/ futuro); 3.4 plano da "forma" (características):  a "voice over" (Yuwen); o plano-sequência; a "composição no plano" ("staging in depth"); 3.5. processos de "poetização": sequências associativas de imagens (da natureza),  planos de objectos (díade formal: orquídea/ bonsai); claro-escuro germânico, jogo de sombras e luz difusa; os fundidos ("dissolves"); as sobre-impressões (duplicação de imagens/ tempos no plano; o carácter diáfano da imagem de cinema); 3.6. o carácter não-resolvido do final: regressão, impasse ou saída? Duplo final (aberto): i) para fóra= Xiu (hipótese de renovação=primavera), ii) para dentro= Yuwen (complexidade do personagem: expectativa activa /  promessa suspensa).
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliogarfia: artº de Susan Durenvala sobre o filme (pasta da cadeira)