Hideo Nakata, "Dark Water" (2)

28 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

2. um Fantástico de "interior"
2.1. o ponto de vista do "fantasma" (da câmera= casa= Mtizuko): o percurso para a casa; o vídeo-sistema de vigilância; o carácter "já-lá" do fantasma (o seu "lugar" no plano); 2.2. problematização da questão do "feminino": i) o fantasma de "abandono": cadeia de especularidade feminina e transmissão do "fantasma" (=culpa); ii) Mitzuko como "vengefull foetus" (C. Balmain); traços da figuração de Mitzuko enquanto "fantasma"; iii) plano do imaginário: o simbolismo da "água", figura do "feminino" e da "imagem" (a "imagem-fantasma"); iv) a aceitação de Mitzuko por Yoshimi: troca sacrificial e aceitação da verdade do "fantasma"; 3.Pode-se curar o fantasma? O regresso de Yikuko: "acalmar" o fantasma , não o eliminar.
* projecção (comentada) de um dvd do filme