O Burlesco no Cinema

5 Dezembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

1. noções do Grotesco: "cómico absoluto" (Baudelaire, 1855) e "film très comique" (Canudo, 1908). 2. cinema, mecanização e comédia: centralidade da questão do corpo como Hieróglifo=Alegoria da Modernidade. 3. características do Burlesco no 1º cinema (1896/ 1914):  um cómico visual/ físico; da performance e do improviso; dos actos e do movimento; um cómico de coisas: Homem-coisa e objecto-imagem; função estruturante dos "décors"como determinação da imagem; um cinema do tempo (duração): tempo circular e efeito de desrealização. 4. o "gag" como unidade (atraccional) da estrutura; duas modalidades de filme: o "pie film" - verticalidade, descontinuidade, não-narrativo- e o "chase film" - horizontalidade, continuidade, narração; relação do "gag" com a narração: de exclusão (Donald Crafton)/ de inclusão dialéctica  (Tom Gunning)
* projecção de filmes do cómico francês: "Le Cochon dansant" (Pathé, 1908), "Onésime horloger" (Jean Durand, 1912), Max Linder ("Mes débuts dasn le cinématographe", 1910)
Bibliografia: textos de Glbert Seldes (sobre o burlesco americano) e Jean-Pierre Coursodon (sobre a noção de burlesco) na pasta da cadeira