O Cinema de Terror japonês

23 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

1.  o Fantástico clássico: duas vias de entrada: 1) o teatro Kabuki (teatro simbólico de efeitos/ atracções (Keren) : excitação sensorial=sensacionalista do cérebro por todos os meios (Eisenstein)), 2) o Gótico Endo (perda simbólica da figura do samurai - conflito individualismo/ código de conduta ("bushido") - com mulher como salvaguarda da tradição/ sofredora) (Kenji Mizoguchi, "Os Contos da Lua Vaga", 1953).

2.Características: 1) continuidade entre planos da vida e da morte, 2) corporalidade do fantasma, 3) sua eficácia, 4) uso de objectos= fétiches, 5) todos os actos têm consequência, 6) retorno do recalcado.

3. O Fantástico do pós-guerra - duas linhas de produção: 1) a "história de fantasmas" (Kaidan eiga) (M. Kobayashi, "Kwaindan", 1964) e 2) filme (catástrofe) de "monstros (o pós-nuclear) (H. Hondo, "Godzilla", 1954).

4. O "novo horror" (a partir da 2ª metade dos anos 80) do "J"/"V-horror": 4.1. o "código Konaka" : introduzir o fantasma no quotidiano (horror de "faits divers"/ casos reais); 4.2. Características do "fantasma" (como figura de "fronteira"): já-lá no plano, visibilização do invisível (pela luz) , inscrição do "fora de campo" no "plano", processo de revelação fotográfica ( a "foto espírita"=Neusha); 4.3. Cinema do tempo : da problematização do real e da imagem de cinema.

5. Hideo Nakata, "Dark Water" (2002); 5.1. relação entre feminino, fantástico e modernidade: i)  crise da família: "pais ausentes" (H. Kore-eda, "Nobody knows", 2004); ii) a mão solteira/ só: ausência de articulação do "desejo" e "social" (pelo trabalho) (a Yoshimi de "Dark Water");iii) diabolização da figura da "mulher": a "má mãe" num cadeia de erros= passagem de culpas ("Dark Water"). 5.2. o filme como "acting out" do(s) fantasma(s).

* projecção da sequência do fantasma de Miyagi em "Contos da Lua Vaga" de K Mizoguchi e de uma sequência de "Sans Soleil" de Chris Marker.

Bibliografia: texto de Richard Hand sobre o Fantástico  japonês (pasta da cadeira)