O melodrama chinês: o "cinema de esquerda" dos anos 30

14 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

O melodrama chinês : dois momentos.
1. O problema histórico e estético da nomeação (em chinês) do cinema: "yingxi" (jogo de sombras) ou "dianiying" (sombras eléctricas).
2. o cinema dos anos 30 (1ª Idade de Ouro):  o melodrama social, de "esquerda": 2.1. a questão do "melodrama": modo asiático ?; 2.2. Cinema de "esquerda": sentimental, social, nacional(ista); mais "harmonização" (neo-conffucionismo) de que "conflito" (efeito de "bright tail": "final feliz"); 2.3. Cinema da "mulher": fcaracterizada pelo "sofrimento"= figura da China; duas figuras: a "nova  mulher" (valoração ética) e a" mulher moderna"  (mais superficial); como "sintoma"  da crise social; a figura da "actriz": exposição pública do privado - o "drama" de Ruan  LingYi .
* projecção da CM de Zhang Yimou para "Cada um o seu cinema" e de um clip (de "found footage") de Wong Kar Wai
Bibliografia: artº de Catherine Woo  na pasta da cadeira