Robert Bresson, "Pickpocket" (1958)

31 Outubro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

Robert Bresson: um modelo de cinema pobre/ económico, de meios e estética reduzidos.
1. uma concepção própria de cinema:  não o "teatro fotografado" (o cinema como "mise en scène"= representação e espectáculo) mas o Cinematógrafo: bbidimensionalidade (e não ilusão 3D) da imagem; desdramatização, simplificação e "prise" directa  sobre o real; primitivismo técnico e formal.. Criar e não reproduzi r( "Notes sur le cinématographe", 1975).
2."Pickpoccket" : o "ciclo da prisão" dos anos 50: 2.1. a questionação da Lei (relação com "Crime e Castigo" de  Dostoiewsky); 2.2. ausência de determinação social, emocional e psicclógica de Michell; 232. Michel como personagem em trânsito/ suspenso; 2.4. como "Ecce Homo"= Ícone (P. Schrader); 2.5. a questão da Imagem: relacional e não auto-suficiente (fechada sobre si, absoluta); 2.6. a Montagem como "mise en ordre" ("coloccazione") e "encontro" ("acaso feliz"/"objectivo" surrealista); 276. o Sujeito como "modelo" e não "actor": mais "ser" do que "parecer" (representação); descaracterizar/ desteatralizar para chegar a um proceder= automatismo (original) como acontecer do real.
* projecção de uma sequência de "Sparrow" de Johnnie To e do final de "American Gigolo" de Paul Schrader.
Bibliiografia: texto de Susan Sontag na pasta da cadeira