The Talented Mr. Ripley (1999), Anthony Minghella

2 Maio 2018, 16:00 José Bértolo

Breve introdução à segunda parte do programa da cadeira, que agora inicia: considerações muito breves sobre cinema clássico e cinema moderno; os filmes em estudo - de Anthony Minghella, Pedro Almodóvar e João Pedro Rodrigues - enquanto casos de cinema contemporâneo de matriz clássica.


Início do visionamento de The Talented Mr. Ripley (1999), de Anthony Minghella: o trabalho visual operado sobre o rosto de Tom Ripley (efeitos de quebra e de fragmentação) enquanto sinal de um problema identitário; Nova Iorque vs. Mongibello (recuperação de aspectos analisados em Interlude: americanos na Europa, a Europa como sonho e fuga à realidade dos E.U.A, a apresentação do espaço europeu de acordo com uma estética de bilhete-postal); a focalização do filme em Tom Ripley (a estrutura em flashback, o plano subjectivo); "an undercoat, a primer": propriedades camaleónicas; homem talentoso vs. homem sem qualidades; os talentos de Tom Ripley e a vocação para a representação.

Próxima aula:
1. Distribuição dos testes corrigidos;
2. Fixação dos tópicos de trabalho;
3. Retoma do visionamento de The Talented Mr. Ripley.

Nota: os alunos que não comunicarem o tópico de trabalho até ao fim do prazo previsto (domingo, 6 de Maio) sofrerão uma penalização na nota do trabalho.