Odete (2005), João Pedro Rodrigues

30 Maio 2018, 16:00 José Bértolo

Conclusão do visionamento de Odete: continuação da análise dos elementos previamente caracterizados; o ponto de vista partilhado do cemitério e do quarto de Pedro; novas configurações do beijo inicial, até à última e definitiva; a metamorfose física de Odete, acompanhando a sua metamorfose anímica; a repetição, com variação, da cena inicial no fim do filme, com a troca dos anéis e o beijo; o epílogo: o cartaz de Tarnished Angels, de Douglas Sirk, a nomeação enquanto meta da metamorfose ("chama-me Pedro"); o acto sexual enquanto mais uma figura simbólica - simultaneamente "falsa" e "verdadeira" do filme (à semelhança do casamento inicial e da gravidez); a citação a The Ghost and Mrs. Muir (1947), de Joseph L. Mankiewicz.


Considerações finais acerca do programa da cadeira e da metodologia de trabalho adoptada ao longo das sessões. A importância da leitura atenta e crítica de filmes para uma compreensão aprofundada dos processos segundo os quais o cinema se faz.

TESTE:
2.ª feira, dia 4
16h-19h
Sala 7.1