Yevgeni Bauer - Daydreams e After Death

26 Fevereiro 2018, 16:00 José Bértolo

Entrega dos exercícios escritos e breve comentário.

Visionamento integral de Daydreams (1915), de Yevgeni Bauer: do tratamento narrativo da figura do Duplo à teorização da imagem cinematográfica enquanto duplo do real; regime realista e regime simbólico, e instâncias de interpenetração destes; o uso da gramática fílmica como forma de significação independente do uso da linguagem (o caso do travelling); breve introdução ao conceito freudiano de Unheimlich.

Início do visionamento de After Death (1915), de Yevgeni Bauer: a figuração de retratos fotográficos em cinema, e a matriz fotográfica da imagem cinematográfica; a fotografia e o cinema como meios de representação, por excelência, daquilo que está inacessível ao olho humano; a figura do fantasma: ideias de visibilidade, materialidade, presença/ausência; identificação de mecanismos de citação (intermedial ou não) enquanto auxílio à análise do filme: o caso particular de O Pesadelo (1781), de Heinrich Füssli, enquanto chave de leitura de uma cena do filme de Bauer.