Don Siegel: "The Invasion of the Body Snatchers" (2)

5 Novembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Don Siegel: do cinema de géneros dos estúdios (a Warner Brothers) ao "horror noir": um estilo económico e directo, a "rarefacção" do "noir"; 

2) a atmosfera de "suspeita" em relação às aparências: a "estranheza" do quotidiano (a chegada à vila); 3) o efeito de "claustrofobia" e o uso da "profundidade de campo": tensão entra a objectividade fotográfica (onírica) da luz e o claro-escuro das sombras (nocturno); 4) as duas cenas de "anatomia": o corpo do alienígena como figura da imagem de cinema; 5) a sequência da "gruta": inversão da alegoria de Platão: a sedução das sombras, o corpo "mudado" de Becky (a nova imagem de cinema); 6) como salvar o corpo do "duplo"?; 7) a versão de Phil Kaufman (1978): do "noir" à "ficção científica"; da "metafísica" ao "orgânico" ( continuidade do processo de "mutação"); uma estética da "abjecção":  o "sensacionalismo" do novo "horror" e da nova "imagem" de cinema 

 * projecção de um dvd do filme de Siegel e da sequência da "mutação" do filme de Kaufman

Bibliografia: entrevistas de Phil Kaufman e de Abel Ferrara na pasta da cadeira