Sumários

Exercício Escrito

7 Janeiro 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

Exercício Escrito.

Aula de Avaliação: dia 19 de Janeiro (3ªf), das 12- 13h, s. 7.


O Burlesco no cinema (4)

17 Dezembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

8. Jerry Lewis (cont.)

8.5. crises da linguagem: "to undo things with words" (e vice-versa); 8.6. rarefacção (economia) do "gag": "anti-gag" e "meta-gag"; o "slow burn" como figura da "duração"; 8.7. desconstrução do efeito de "4ª parede": o "décor" como "décor", exposição do dispositivo cinematográfico (e televisivo); 8.8. um cinema do imaginário: a forma musical (a sequência do "quarto branco"); 8.9 modernidade de J Lewis: um cómico reflexivo (do 2º grau), da deflação e da questionação do lugar do espectador.

* projecção (comentada) de um dvd do filme

ATENÇÃO: o 2º teste, na 5ªf = 7 de janeiro, tem lugar das 12-15h, na sala 7.1 (a das aulas)


O Burlesco no cinema (2)

15 Dezembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

Nota- o sumário desta aula surge, erradamente , com a data de 12.


O Burlesco no cinema (2)

10 Dezembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

5. o primeiro cómico americano: o "slapstick": Mack Sennett e as "Keystone Comedies" (1912/ 1915): um género inédito e especificamente cinematográfico (Seldes); 6. Chaplin: 6.1. do "Music-Hall" ao cinema: do "burlesco" (Keystone, 1914) à comédia e do cómico do "corpo" (do "particular") às "lágrimas" (do "universal" ) (melodrama : "The Kid", 1921); 6.2. como "figura" e "crise" da modernidade: hiper-mimetismo e anti-mimese, contra-narrativa (Trotter)  6.3. Charlot como figura de cinema (Chklovsky, Balàzs): o "andar-dança" de Charlot (Faure).

 * projecção de "A Film Johnnie" (Keystone, 1914) e "The Rink" (mutual, 1916)

Bibliografia: textos de Élie Faure (sobre Charlot)  e de Robert Knopf  (sobre Keaton) na pasta da cadeira; capítulo de David Trotter sobre Chaplin (antologia) 


O Burlesco no cinema (3)

8 Dezembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

7. Buster Keaton: 7.1 diferenças em relação a Chaplin; 7.2 o "realismo" (objectividade) formal (cinematográfica) de Keaton; 7.3 um cómico da "adaptação"; 7.4 a "máquina-Keaton" (Dreux);

8. Jerry Lewis: o "caso Lewis" - "the total filmmaker"; 7.1. um cómico da "duração" (Deleuze): um cómico  moderna da idade da TV e da electrónica (da "sociedade do espectáculo"); 8.2 relação com o "burlesco", o "cartoon" (via Tashlin), o humor "judeu" e a "comedian comedy"; 8.3 um cómico  visual/ físico: do corpo, da gestualidade física e verbal.

 * projecção de "One Week" de Buster Keaton (1920)(  e de uma sequência  de "Who's minding the strore?" de Frank Tashlin (1963).

Bibliografia: textos sobre J.Lewis na pasta da cadeira