Sumários
Exercício Escrito
7 Janeiro 2016, 12:00 • Fernando Guerreiro
Exercício Escrito.
O Burlesco no cinema (4)
17 Dezembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
8. Jerry Lewis (cont.)
8.5. crises da linguagem: "to undo things with words" (e vice-versa); 8.6. rarefacção (economia) do "gag": "anti-gag" e "meta-gag"; o "slow burn" como figura da "duração"; 8.7. desconstrução do efeito de "4ª parede": o "décor" como "décor", exposição do dispositivo cinematográfico (e televisivo); 8.8. um cinema do imaginário: a forma musical (a sequência do "quarto branco"); 8.9 modernidade de J Lewis: um cómico reflexivo (do 2º grau), da deflação e da questionação do lugar do espectador.
* projecção (comentada) de um dvd do filme
ATENÇÃO: o 2º teste, na 5ªf = 7 de janeiro, tem lugar das 12-15h, na sala 7.1 (a das aulas)
O Burlesco no cinema (2)
15 Dezembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
Nota- o sumário desta aula surge, erradamente , com a data de 12.
O Burlesco no cinema (2)
10 Dezembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
5. o primeiro cómico americano: o "slapstick": Mack Sennett e as "Keystone Comedies" (1912/ 1915): um género inédito e especificamente cinematográfico (Seldes); 6. Chaplin: 6.1. do "Music-Hall" ao cinema: do "burlesco" (Keystone, 1914) à comédia e do cómico do "corpo" (do "particular") às "lágrimas" (do "universal" ) (melodrama : "The Kid", 1921); 6.2. como "figura" e "crise" da modernidade: hiper-mimetismo e anti-mimese, contra-narrativa (Trotter) 6.3. Charlot como figura de cinema (Chklovsky, Balàzs): o "andar-dança" de Charlot (Faure).
* projecção de "A Film Johnnie" (Keystone, 1914) e "The Rink" (mutual, 1916)
Bibliografia: textos de Élie Faure (sobre Charlot) e de Robert Knopf (sobre Keaton) na pasta da cadeira; capítulo de David Trotter sobre Chaplin (antologia)
O Burlesco no cinema (3)
8 Dezembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
7. Buster Keaton: 7.1 diferenças em relação a Chaplin; 7.2 o "realismo" (objectividade) formal (cinematográfica) de Keaton; 7.3 um cómico da "adaptação"; 7.4 a "máquina-Keaton" (Dreux);
8. Jerry Lewis: o "caso Lewis" - "the total filmmaker"; 7.1. um cómico da "duração" (Deleuze): um cómico moderna da idade da TV e da electrónica (da "sociedade do espectáculo"); 8.2 relação com o "burlesco", o "cartoon" (via Tashlin), o humor "judeu" e a "comedian comedy"; 8.3 um cómico visual/ físico: do corpo, da gestualidade física e verbal.
* projecção de "One Week" de Buster Keaton (1920)( e de uma sequência de "Who's minding the strore?" de Frank Tashlin (1963).
Bibliografia: textos sobre J.Lewis na pasta da cadeira