Griffith: o rosto "aura" de Lillian Gish

1 Outubro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Griffith: o Grande-plano e a Montagem paralela como formas de motivação da acção, de construção do "personagem" e de "individuação do actor; o "sistema narrativo" viabilizador do "star system" (T. Gunning); 2. o novo tipo de actor: 2.1 diferença entre pantomina (teatral) (um código de figuras fixas, descontínuo) e o trabalho do actor no cinema (registo contínuo, fluído) (A. Bríson); 2.2. dois modelos de representação: o "físico" (histrónico) = europeu (francês) e o "natural" (verosímil/ natural)= americano (Roberta Pearson); 3. o actor segundo Griffith ("O que eu exijo das estrelas de cinema", 1917); 4. Liliian Gissh: a modulação (inventiva) de um contínuo; mais "performance" (acontecimento face à câmera) do que "representação" (Merrit).

 * projecção de dois segmentos de "Way Down East" de Griffith (1921)

Bibliografia: textos de R. Pearce e James Naremone na pasta da cadeira (fotoc. verde);  textos de Griffith e Vristin Thompon na Antologia