John Ford, "The Grapes of Wrath" (1940): uma ficção da crise

24 Novembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o fenómeno da migração "oakie" no quadro da Depressão de 1937 e da crise agrícola de 1935/9, devido às tempestades de areia no "Dust Bowl" : do "crash" da Bolsa de 1929 à política do "New Deal" de Roosevelt/ Keynes (1933/4): a política da Farm Security Administration - o seu projecto fotográfico; 2. "The Grapes of Wrath": mimese, documento ou filme expressionista?; 2.1. um filme mais de "interiores" do que de "exteriores": efeito de enclausuramento como construção do espaço, adensamento expressivo e fisicalidade dos personagens; 2.2. um filme "nocturno": o "claro-escuro" como forma de crise/ dramatização do real;  espectralização do real/ personagens e abstracção da propriedade e do capital; 2.3. sequências diurnas: o flashback de Muley, entrada  no campo ("hooverville") de deslocados , o campo modelo: do "pesadelo" à ideologia e à utopia.

* projecção dos primeiros 20mn do filme
Bibliografia: texto de Andrew Sarris na pasta da cadeira