O Burlesco no cinema (2)
10 Dezembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
5. o primeiro cómico americano: o "slapstick": Mack Sennett e as "Keystone Comedies" (1912/ 1915): um género inédito e especificamente cinematográfico (Seldes); 6. Chaplin: 6.1. do "Music-Hall" ao cinema: do "burlesco" (Keystone, 1914) à comédia e do cómico do "corpo" (do "particular") às "lágrimas" (do "universal" ) (melodrama : "The Kid", 1921); 6.2. como "figura" e "crise" da modernidade: hiper-mimetismo e anti-mimese, contra-narrativa (Trotter) 6.3. Charlot como figura de cinema (Chklovsky, Balàzs): o "andar-dança" de Charlot (Faure).
* projecção de "A Film Johnnie" (Keystone, 1914) e "The Rink" (mutual, 1916)
Bibliografia: textos de Élie Faure (sobre Charlot) e de Robert Knopf (sobre Keaton) na pasta da cadeira; capítulo de David Trotter sobre Chaplin (antologia)