O Burlesco no cinema (3)
8 Dezembro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
7. Buster Keaton: 7.1 diferenças em relação a Chaplin; 7.2 o "realismo" (objectividade) formal (cinematográfica) de Keaton; 7.3 um cómico da "adaptação"; 7.4 a "máquina-Keaton" (Dreux);
8. Jerry Lewis: o "caso Lewis" - "the total filmmaker"; 7.1. um cómico da "duração" (Deleuze): um cómico moderna da idade da TV e da electrónica (da "sociedade do espectáculo"); 8.2 relação com o "burlesco", o "cartoon" (via Tashlin), o humor "judeu" e a "comedian comedy"; 8.3 um cómico visual/ físico: do corpo, da gestualidade física e verbal.
* projecção de "One Week" de Buster Keaton (1920)( e de uma sequência de "Who's minding the strore?" de Frank Tashlin (1963).
Bibliografia: textos sobre J.Lewis na pasta da cadeira