O Burlesco no Cinma

3 Dezembro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. noções de Grotesco= "cómico absoluto" (Baudelaire, 1855) e "filme três comique" (Canudo, 1908); 2. cinema , mecanização e comédia:centralidade da questão do corpo como Hieróglifo= Alegoria da Modernidade; 3.  características do Burlesco no 1º  Cinema (1896-1914): um cómico visual/ físico; da performance e do improviso; dos actos e do movimento; das coisas: o Homem-coisa e imagem-objecto (Reverdy); função estruturante dos "décors" como determinação da imagem (da figura como linha, arabesco (Chaplin));movimento perpétuo e tempo circular; efeitos de des-realização e des-sacralização dos valores; 4. projecção de filmes do cinema cómico francês: das "scènes comiques" ("Le Cochon dansant", 1903) às "séries personnelles" ("Onésime Horloger"(1912) e "Les Débuts de Max au cinéma"(1910)) e "comédies" (Max Linder); também de "Bangville Police" da série "Keystone Cops" de Mack Sennett (1913).

Bibliográfia: textos de Gilbert Seldes e Jan Pierre Coursodon na pasta da cadeira