O momento da Fotogenia: Jean Epstein

6 Outubro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. a concepção cineplástica do cinema da 1ª Vanguarda francesa ("escola impressionista") (Canudo, Delluc, Epstein, Faure);

2. a noção de Fotogenia: 2.1. como qualidade das coisas/ pessoas (Deluc); 2.2. como produto (de "majoração") da câmera:(Epstein); 2.3.  características: instantaneidade, fragmentação, intensidade, presença local, tangibilidade, irradiação;

3. Epstein, "Coeur Fidèle" (1923):fotogenia. Grande-plano (rosto) e sobreposição: 3.1. carácter "folhado", por camadas, da imagem (mais símbolo do que signo); 3.2. duração e bidimensionalidade; 3.3. carácter imaginário e abertura ao real; desrealização (liquefação, aerificação) e condensação (porosidade, precipitação do real na imagem); 3.4.o cinema não como mimese/ reprodução mas como escrita directa do real (o grafiti).

 * projecção dos 20mn iniciais de "Coeur Fidèle"

Bibliografia: texto de Élie Faure ("De la cinéplastique", 1922) na pasta da cadeira; ,Antologia: textos de João Mário Grilo e Jean Epstein.