O Plano-sequência no musical: J. Demy, "Les Demoiselles de Rochefort! (1962)

22 Outubro 2015, 12:00 Fernando Guerreiro

1. O Cinema e a Dança: i) não só imagens em movimento mas imagens que dançam; ii) a dança como problematização e exponenciação do movimento: iii) o corpo flutuante do espectador; iv) funções: simplificar/ resolver impasses do real; incorporação/ modalização do tempo nas imagens; trabalhar tensão entre bidimensionalidade (2D) da imagem e tridimensionalidade (3D) da profundidade de campo;

2. o "universo em cantado" de J. Demy: i) fechado (perfeito) e aberto (ao real, imaginário); ii) construído/ suspenso de um sistema de ecos/ ressonâncias (de personagens, lugares, melodias, vozes); iii) continuidade da língua/ poesia, fala/ canto e gesto/ dança; iv) um cinema do (des/re-)encontro: acaso e destino; v) plano do género - uma dupla influência: o musical americano (clássico: MGM; e moderno. "West Side Story") e a tradição francesa (do "realismo poético" ao cinema de "variedades"); uma "ópera popular (jazz) cantada" (Deleuze)

* projecção da abertura do filme

Bibliografia: textos de Jonathan Rosembaum e de José Manuel Costa/ António Rodrigues (catálogo da Cinemateca) na pasta da cadeira