O Plano-sequência: William Wyler
15 Outubro 2015, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. o Plano-sequência segundo André Bazin: um cinema da continuidade e da "escrita directa do real": características ("No Magic Wand");
2. o paradoxo de W. Wyler: um "autor" não-autor, com um estilo por defeito, neutro (transparente), negativo (Bazin, Lenhardt);
3. "The Best Years of Our Lives" 81946): 3.1. como filme de guerra (do "retorno a casa") "escrito pelos acontecimentos" (Wyler); o contributo de Gregg Toland como operador; 3.2. simplificação e complexificação formal: o motivo do "espelho" como índice de "reflexividade," tanto psicológica como formal; padrões geométricos, efeitos de reenquadramento no plano; do contraluz de massas/ dramático de O Welles ("Kane") à grelha de sombras de Wyller
* pojecção de um segmento (20mn) do filme (que continua na próxima aula)
Bibliografia: artºs de A. Bazin na pasta da cadeira e na Antologia.